- Um cachalote-pigmeu arrojou vivo na Praia Velha de Esmoriz. Populares, que deram o alerta, e os Bombeiros Voluntários de Esmoriz tudo fizeram para salvar o cetáceo provavelmente vítima de redes de pesca. Uma equipa técnica de salvamento marinho dirigiu-se imediatamente ao local e, depois de avaliar o estado do animal, decidiu proceder à eutanásia: “Esta decisão difícil teve por base as lesões já sem resolução que o animal apresentava, e teve em conta a prioridade do bem-estar do animal e a minimização do seu sofrimento”. Fonte.
- O Presidente da República promulgou o decreto do parlamento que altera a chamada lei dos solos, aprovado com votos a favor de PSD e PS, considerando que afastou objeções suscitadas pela anterior versão. Marcelo Rebelo de Sousa escreve que decidiu promulgar este decreto “apesar de o presente diploma manter derrogações ao regime geral e de matérias que aflora sobre combate à corrupção carecerem de maior substância e desenvolvimento”. O decreto-lei 117/2024, de 30 de dezembro, que alterou o Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial, permitindo a reclassificação simplificada de terrenos rústicos em urbanos, para construção de habitação, entrou em vigor em 29 de janeiro. Em nota publicada na altura da promulgação deste decreto-lei, Marcelo Rebelo de Sousa considerou que as alterações legais feitas pelo Governo constituíam “um entorse significativo em matéria de regime genérico de ordenamento e planeamento do território, a nível nacional e local”. Fonte.
- Empresa mineira retira plano para a primeira mina de carvão a grande profundidade do Reino Unido em 30 anos. Fonte.
- Os últimos altos-fornos da Grã-Bretanha estão a poucos dias do seu encerramento após os proprietários chineses cortarem a linha de fornecimento. As negociações entre o governo e a Jingye fracassaram na semana passada, depois de a empresa chinesa ter rejeitado uma oferta de financiamento público de 500 milhões de libras. Fonte.
Sem comentários:
Enviar um comentário