Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

quarta-feira, 23 de abril de 2025

BRASIL: RONILSON DE JESUS SANTOS ASSASSINADO NA MESMA REGIÃO ONDE MATARAM DOROTHY STANG

  • O assassinato de Ronilson de Jesus Santos, líder de um assentamento em Anapu (PA) na ultima 6ª feira (18 abril), reacendeu o alerta sobre a violência crónica contra defensores de direitos agrários no Brasil. Coordenador local da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da Central Única dos Trabalhadores (CONTRAF-CUT), Santos foi morto numa região historicamente marcada por conflitos entre pequenos agricultores e madeireiros, cenário semelhante ao que vitimou a missionária Dorothy Stang em 2005. Duas décadas após o assassinato de Stang – encomendado por fazendeiros contra o seu trabalho com agricultores ameaçados –, a região continua palco de tensões entre projetos de desenvolvimento sustentável e interesses de grileiros e madeireiros. O caso expõe a fragilidade das políticas de proteção a ativistas e a lentidão na resolução de conflitos agrários, que transformam áreas como o Pará em zonas de risco permanente para quem defende a reforma agrária e a preservação ambiental. Fonte.
  • As empresas sauditas estão a adotar cada vez mais a energia solar devido à redução dos subsídios à energia por parte do governo, o que tornou as fontes de energia tradicionais mais caras. Esta mudança faz parte de uma estratégia mais ampla para diversificar a economia e cumprir os objectivos de sustentabilidade, visando 50% da produção de energia a partir de fontes renováveis até 2030. Fonte.
  • O manto de neve persistente sobre as cadeias montanhosas dos Himalaias e do Hindu Kush (no Afeganistão e no Paquistão) está 23,6% abaixo do normal, o nível mais baixo desde que se iniciaram as medições, há 23 anos. Esta situação, que cobre 12 bacias hidrográficas, incluindo o Indo, o Ganges e o Brahmaputra, ameaça o abastecimento de água a quase 2 mil milhões de pessoas desde o Afeganistão até à Birmânia. Fonte.

Sem comentários: