Água de esgoto
proveniente de tubos subterrâneos colapsados cobre uma área de
edifícios destruídos em Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza, a 8 de
julho de 2024. [Foto de BASHAR TALEB/AFP via Getty Images]
- O município da cidade de Gaza alertou para o transbordamento das águas residuais no distrito de Az-Zeitoun, depois de o exército de ocupação israelita ter bombardeado o sistema de emergência da estação de bombagem de águas residuais na madrugada de segunda-feira. Fonte.
- Estima-se que cerca de 12 milhões de americanos têm infeções parasitárias "negligenciadas" - chamadas negligenciadas devido à sua prevalência, sintomas incapacitantes e ligações à pobreza. Estas doenças podem propagar-se através da água contaminada e do contacto com fezes e tendem a desenvolver-se em zonas de elevada pobreza com sistemas de saneamento deficientes. Fonte.
- Para proteger os golfinhos, os grandes navios de pesca foram proibidos no Golfo da Biscaia durante quatro semanas, de 22 de janeiro a 20 de fevereiro. Esta medida já tinha sido introduzida no inverno anterior e será renovada em 2026. Fonte.
- O poliestireno, um tipo de plástico que não é biodegradável, está proibido em muitos países. Recentemente, cientistas da Universidade de Nova Gales do Sul, Austrália, desenvolveram uma técnica sustentável e de baixo consumo energético para decompor uma miríade de plásticos, incluindo o poliestireno. A nova técnica utiliza um composto químico comum juntamente com a luz solar e o ar, para separar em 90% sete categorias únicas de polímeros. O tricloreto de ferro, um composto químico inorgânico também designado por cloreto férrico, é utilizado na técnica que funciona à temperatura ambiente. É exposto à luz solar e ao oxigénio, que decompõe o plástico. Fonte.
- A percentagem de plástico produzida anualmente que é utilizada para plásticos de utilização única: 42%. O número de produtos químicos utilizados para fabricar plásticos: 16 000. O número de partículas de microplásticos encontradas numa garrafa de plástico de 1 litro de água: 240 000. Fonte.
Sem comentários:
Enviar um comentário