- A guerra dos EUA no Afeganistão terminou em 2021, com uma retirada caótica das forças americanas e a tomada do país pelos talibãs. Embora a guerra não tenha conseguido construir um futuro melhor para o povo afegão, criou uma enorme riqueza para um pequeno grupo de pessoas ligadas entre si, no país e no estrangeiro, que acumularam uma vasta riqueza através de negócios de contratação obscuros que ganharam enquanto apoiavam o esforço de guerra da NATO. Alguns afegãos estavam entre os beneficiários desta sorte inesperada financiada pelos contribuintes dos EUA, incluindo vários que se tornaram investidores globais ricos usando o dinheiro que ganharam durante a guerra. Entre eles está Ajmal Rahmani, um homem de negócios afegão que transformou os seus ganhos durante a guerra - que o Departamento do Tesouro dos EUA alega terem sido fruto de corrupção maciça - num império imobiliário na Europa e no Médio Oriente. Rahmani está agora a recorrer a ameaças legais para silenciar os jornalistas que relatam as suas atividades, particularmente na Alemanha, onde estão sediados muitos dos seus investimentos. Esta campanha legal contra a liberdade de imprensa, levada a cabo por um rico especulador de guerra, é apenas mais uma consequência não intencional de uma invasão desastrosa cujos efeitos ainda hoje se fazem sentir. Fonte.
- O editor da BBC, Raffi Berg, tem um controlo quase total da cobertura online da guerra de Israel em Gaza e tudo faz para que todos os acontecimentos sejam relatados com um viés pró-Israel, de acordo com um novo relatório publicado em 28 de dezembro pelo Drop Site News."O Drop Site News falou com 13 atuais e antigos funcionários que afirmaram que a cobertura da BBC desvaloriza constantemente a vida dos palestinianos, ignora as atrocidades israelitas e cria uma falsa equivalência num conflito totalmente desequilibrado. Fonte.
- O ministro do Petróleo da Síria sublinhou o desafio permanente dos poços de petróleo que permanecem fora do controlo do novo governo interino, uma vez que as forças norte-americanas continuam a ocupação ilegal dos campos petrolíferos sírios desde 2014. O ministro Ghiath Diab disse que vários poços de petróleo permanecem "fora da administração do Estado sírio", descrevendo-o como "um dos maiores e mais proeminentes obstáculos" que a recuperação do país enfrenta. Fonte.
- “Ainda vai correr muita água ali debaixo do rio Douro” – António Vitorino, sobre a sua eventual candidatura a presidente da República. RTP1, Telejornal das 20h de 1jan2024, aos 17’54.
Sem comentários:
Enviar um comentário