- A construção da futura barragem do Pisão vai obrigar à relocalização da aldeia com o mesmo nome no concelho do Crato (Portalegre, no Alto Alentejo), já que a atual povoação, atualmente com cerca de 70 moradores e 110 casas, irá ficar submersa. A albufeira vai ocupar uma área de 10.000 hectares, garantindo o abastecimento às populações de oito concelhos (Alter do Chão, Avis, Crato, Fronteira, Gavião, Nisa, Ponte de Sor e Sousel), num total de cerca de 55 mil pessoas, suprimindo mais de 50% das necessidades de consumo energético do Alto Alentejo. O projeto inclui uma central mini-hídrica e canais para regadio agrícola e sistema de abastecimento público de água. A barragem vai permitir regar cerca de 5.500 hectares. Inclui ainda uma central solar fotovoltaica em terra, com um total de 128 MWp, e também outra flutuante de 10 MWp. As obras deverão estar terminadas no final de 2026. Fonte.
- Os três reatores da nova unidade de produção de biocombustíveis avançados da Galp chegaram à Refinaria de Sines, onde irão produzir combustível para aviação e gasóleo de origem biológica a partir de 2026. Esta unidade irá receber óleos vegetais e gorduras animais devidamente tratadas e transformá-las em combustível utilizado na aviação e em gasóleo de origem biológica com características idênticas ao gasóleo utilizado nos motores de combustão. É no interior destes reatores que se processará essa reação química, pela injeção de hidrogénio e aumento da pressão e da temperatura. Fonte.
- A Câmara de Cascais lançou o Fundo Verde, um programa para apoiar famílias na transição energética e na melhoria da eficiência das suas habitações, com comparticipações de 50% a 100% conforme o escalão de IRS. Através do Fundo Verde Cascais, os munícipes, até ao 6º escalão de IRS, com domicílio fiscal no concelho, podem solicitar financiamento ou comparticipação na substituição de janelas ou de eletrodomésticos pouco eficientes, na instalação de painéis fotovoltaicos para autoconsumo, na aquisição de sistemas solares térmicos para aquecimento de águas, entre outras tipologias. Fonte.

Sem comentários:
Enviar um comentário