terça-feira, 8 de outubro de 2024

GÁS EXPORTADO EMITE MUITO MAIS GASES COM EFEITO DE ESTUFA DO QUE O CARVÃO

  • O gás exportado emite muito mais gases com efeito de estufa do que o carvão, apesar de a indústria dos combustíveis fósseis afirmar que se trata de uma alternativa mais limpa, conclui um novo eimportante documento de investigação que põe em causa a controversa mas rápida expansão das exportações de gás dos EUA para a Europa e a Ásia. “A ideia de que o carvão é pior para o clima é errada. O GNL tem uma pegada de gases com efeito de estufa maior do que qualquer outro combustível", afirma Robert Howarth, cientista ambiental da Universidade de Cornell e autor do novo artigo. "Pensar que devemos transportar este gás como uma solução para o clima é simplesmente errado. É uma lavagem verde das empresas de petróleo e gás que subestimou gravemente as emissões deste tipo de energia". A perfuração, o transporte, o arrefecimento e o transporte de gás de um país para outro consomem tanta energia que a queima final do gás nas casas e nas empresas representa apenas cerca de um terço das emissões totais deste processo, segundo a investigação. As grandes emissões daí resultantes significam que "não há necessidade de GNL como fonte de energia provisória", afirma o documento, acrescentando que "acabar com a utilização de GNL deveria ser uma prioridade global". Fonte.
  • Os lobistas das maiores marcas de produtos alimentares do Reino Unido conseguiram que um imposto sobre as embalagens no valor de 1,7 mil milhões de libras fosse adiado. As taxas para um novo regime destinado a melhorar as taxas de reciclagem e a combater a poluição causada pelos plásticos deveriam ser impostas este mês, mas foram adiadas por um ano pelo último governo conservador, depois de a indústria se ter queixado dos custos numa série de reuniões privadas. Fonte.

  • Dezenas de manifestantes bloquearam, no sábado, uma estrada importante da cidade de Bruxelas, apelando à União Europeia para que acabe com os subsídios ao petróleo e ao gás. Greta Thunberg e ativistas da Extinction Rebellion prenderam os braços ao chão em frente à estação de metro Rogier, a poucos quilómetros dos edifícios do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia. Rapidamente cercados pela polícia, os manifestantes entoaram um coro de "os oceanos estão a subir e nós também". Foram entretanto efetuadas detenções. Fonte.
  • Consulta pública até 18 de novembro: Construção de passadiços em madeira e de passagens hidráulicas em box-culvert para ligação das duas margens no futuro empreendimento "Pestana Porto Covo III". Entidade promotora do projeto: Carvoeiro Golfe, Sociedade de Mediação Imobiliária, Unipessoal LDA. Fonte.

Sem comentários: