terça-feira, 2 de julho de 2024

SANTIAGO DE COMPOSTELA: MILHARES PROTESTAM CONTRA PROJETO DE CELULOSE DA ALTRI

  • Milhares de manifestantes cercaram a sede do governo contra a celulose da Altri. Em Santiago de Compostela, uma maré de gente participou este domingo no cordão humano para dizer não ao projeto da empresa portuguesa que quer instalar uma megafábrica de celulose. Fonte.
  • 30 organizações de várias regiões enviaram uma carta aberta a vários CEOs bancários condenando os bancos europeus e japoneses por financiarem projetos de gás natural liquefeito dos EUA e exigindo que os bancos cessem o financiamento, indemnizem os danos e adoptem políticas de exclusão para a expansão do GNL. Fonte.
  • Fundos de investimentos definidos como “verdes” por reguladores da União Europeia foram identificados entre os investidores de novos projetos de expansão da produção de carvão de algumas das maiores empresas globais do setor. Esses fundos “ESG” detêm ações no valor de pelo menos US$ 65 milhões em grandes empresas de carvão da China, Índia, EUA, Indonésia e África do Sul.Entre os investidores, estão gigantes como BlackRock e Goldman Sachs. Muitos dos fundos são signatários da Glasgow Financial Alliance for Net Zero (GFANZ), cujos membros prometeram alinhar os seus portfólios com investimentos favoráveis ao clima. Fonte.
  • A Nippon Steel, o maior fabricante de aço do Japão e o quarto maior do mundo, prejudica a ação climática ao fazer lóbi contra o preço do carbono, ao favorecer a energia nuclear em detrimento das energias renováveis e ao investir em minas de carvão de coque. Fonte.
  • Na sexta-feira, colonos israelitas ilegais incendiaram terras agrícolas palestinianas perto da cidade de Nablus, na Cisjordânia ocupada, reduzindo a cinzas as culturas de cereais e as oliveiras. Fonte.

Sem comentários: