sábado, 27 de julho de 2024

REFLEXÃO: FUNGO QUE VIVE NO FUNDO DO MAR PODE DECOMPOR PLÁSTICO

Uma partícula de plástico (vermelho) é colonizada pelo fungo marinho Parengyodontium album (imagem: Annika Vaksmaa/NIOZ)

Um fungo que vive no mar pode decompor o plástico polietileno, desde que este tenha sido previamente exposto à radiação UV da luz solar. Os investigadores do NIOZ, entre outros, publicaram os seus resultados na revista científica Science of the Total Environment. Esperam que muitos mais fungos degradadores de plástico estejam a viver em zonas mais profundas do oceano.

O fungo Parengyodontium album vive em conjunto com outros micróbios marinhos em camadas finas sobre o lixo plástico no oceano. Os microbiologistas marinhos do Instituto Real Holandês de Investigação do Mar (NIOZ) descobriram que o fungo é capaz de decompor partículas de plástico polietileno, o mais abundante de todos os plásticos que foram parar ao oceano. Os investigadores do NIOZ colaboraram com colegas da Universidade de Utrecht, da Ocean Cleanup Foundation e de institutos de investigação em Paris, Copenhaga e St Gallen, na Suíça. A descoberta permite que o fungo se junte a uma lista muito reduzida de fungos marinhos que degradam o plástico: até à data, só foram encontradas quatro espécies. Já se sabia que um maior número de bactérias era capaz de degradar o plástico.

Sem comentários: