quarta-feira, 29 de maio de 2024

VIANA DO CASTELO: PONTE SOBRE O LIMA IMPLICA AFETAÇÃO DE TERRENOS INTEGRADOS EM REN

  • A construção de uma nova ponte sobre o rio Lima, em Viana do Castelo, arrancará nos próximos meses para estar concluída em dezembro de 2025. A obra implicará a afetação de 45 mil metros quadrados de terrenos integrados em Reserva Ecológica Nacional. Segundo o parecer da CCDR-N, o projeto da travessia e os respetivos acessos é compatível com o Plano Diretor Municipal de Viana do Castelo e, face à sua natureza, não existe alternativa de localização que não afete solos integrados em REN. Ana Peixoto Fernandes, JN 28mai2024. Pormenores atualizados aqui.
  • A Câmara de Torres Novas pediu à Agência Portuguesa do Ambiente um valor adicional de 636 mil euros para prosseguir com os trabalhos de remoção dos resíduos depositados nas lagoas e Estação de Tratamento de Águas Residuais Industriais das desativadas instalações da Fabrióleo que, afinal, excedem a quantidade contratualizada. A empresa fechou portas depois de uma decisão do Tribunal Central Administrativo Sul, em Junho de 2020, e depois de, em 2018, a Agência para a Competitividade e Inovação ter decretado o seu encerramento na sequência de denúncias e inspeções. O Mirante.
  • Em Morro Bay, Califórnia, os residentes receiam que uma instalação de armazenamento de energia renovável possa afetar o turismo ou provocar incêndios, pelo que lançaram uma iniciativa eleitoral local que poderá impedir o seu desenvolvimento. Erin Rode, ICN.

Sem comentários: