Protesto junto do Royal Courts of Justice, em Londres, em fevereiro. Fotografia: Leon Neal/Getty Images
- A mais recente estratégia do Reino Unido para cumprir os seus objetivos legalmente vinculativos de atingir emissões líquidas nulas é ilegal, decidiu o Supremo Tribunal. O juiz Clive Sheldon confirmou quatro dos cinco fundamentos para a contestação legal. Os grupos ClientEarth, Friends of the Earth e Good Law Project argumentaram que a estratégia revista do governo era ilegal porque fornecia muito pouca informação sobre a avaliação do governo relativamente ao risco de as políticas não serem cumpridas. Os grupos também manifestaram a sua preocupação quanto à dependência de tecnologias como a captura e armazenamento de carbono, que são dispendiosas e ainda não foram comprovadas à escala mundial. Fonte.
- Investigadores indianos desenvolveram um novo processo de reciclagem de módulos solares em fim de vida que transforma o chumbo em monóxido de chumbo, menos tóxico. EMILIANO BELLINI, PVMagazine.
- O presidente da COP29, Mukhtar Babayev, afirmou que os países pobres devem demonstrar uma contabilidade e transparência mais claras para justificar os seus pedidos de financiamento climático. Babayev instou os governos dos países em desenvolvimento a elaborarem relatórios que mostrem os seus progressos na redução das emissões de gases com efeito de estufa e as suas despesas com a crise climática. Fiona Harvey, The Guardian.
- Janos Pasztor, cientista aposentado do clima e diplomata, - ex-conselheiro de topo para o clima do antigo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon -, colabora com uma empresa de geoengenharia solar como consultor independente. A israelo-americana Stardust Solutions afirma ter angariado 15 milhões de dólares de investidores privados, tendo algum dinheiro vindo do Ministério da Defesa israelita. "Quer se seja a favor ou contra, ou mesmo não se tenha a certeza da eventual utilização da injeção de aerossóis estratosféricos (SAI, ou geoengenharia solar), é necessário que toda a sociedade discuta o assunto", diz Pasztor. Andrew Freedman, AXIOS.

Sem comentários:
Enviar um comentário