sábado, 25 de maio de 2024

‘OPÇÃO ALCOCHETE AMEAÇA RESERVA ESTRATÉGICA DE ÁGUA’

  • Avaliação feita em 2010 aponta impactes ambientais ‘negativos, significativos e não minimizáveis’. Os principais impactes do projeto decorrem da redução da recarga do aquífero do Tejo-Sado, com a impermeabilização de solos que limitam a infiltração da água das chuvas e da contaminação por óleos e combustíveis, em situação de acidente ou por problemas de conservação da plataforma. Há também impactes negativos nas águas superficiais da ribeira de Vale Cobrão e no rio Sorraia. “Temos um elefante na sala”, aponta João Joanaz de Melo, dirigente GEOTA. Para ele, o aquífero do Tejo-Sado é uma das mais importantes reservas estratégicas de água da Península Ibérica e equivale a 50 albufeiras de Alqueva. E é sobre esta massa de água que querem meter um aeroporto e uma cidade aeroportuária que ainda vai exercer mais pressão sobre as disponibilidades hídricas. Carla Tomás, Expresso 24mai2024.
  • Em França, as questões climáticas estão ausentes da campanha eleitoral da UE. Julie Carriat e Matthieu Goar, Le Monde.
  • As montanhas não devem continuar a ser um parque de diversões para os ricos. Agora, até influenciadores vão escalar o Everest. As montanhas tornaram-se um produto comercial, até mesmo um produto de luxo. É urgente reinventar a nossa relação com ela, escreve Gaspard d'Allens, no Reporterre.

Sem comentários: