sábado, 25 de maio de 2024

BICO CALADO

Anadolu/Getty Images
  • ONU aprova comemoração anual do genocídio de Srebrenica em 1995. 68 países abstiveram-se, entre os quais Portugal. Fonte.
  • Nove membros do partido de extrema-direita alemão Alternativa para a Alemanha (AfD) foram expulsos do grupo político Identidade e Democracia do Parlamento Europeu. Fonte.
  • “Que André Ventura tenha dito que os turcos “não são conhecidos por ser o povo mais trabalhador do mundo” é pouco esclarecido, provinciano, diplomaticamente irresponsável — e, contudo, menos chocante do que outras declarações a que a sua bancada nos habituou. Que Aguiar-Branco tenha optado por não intervir é dupla mente irresponsável. Que tenha declarado, em resposta a Alexandra Leitão, que um deputado poderá, doravante, dizer que uma raça é mais burra, mais preguiçosa ou menos digna que outra é mais do que não entender a im portância da liberdade de expressão — é pô-la em causa. (…) se um deputado usar a sua liberdade de expressão para tratar o primeiro-ministro por tu, pode? José Pedro Aguiar-Branco estabeleceu, logo no início do seu mandato, um precedente: não, não pode. Deverá inferir-se daqui que para o presidente da Assembleia da República, segunda figura do Estado, o tratamento por tu é mais grave do que a afirmação de superioridade racial, que viola a Constituição? (…)” Maria Castelo Branco, Expresso 24mai2024.

Sem comentários: