sábado, 27 de abril de 2024

REFLEXÃO: ISRAEL REGA OLIVEIRAS DE GAZA COM ESGOTOS NÃO TRATADOS

 
As oliveiras de Gaza tornaram-se vítimas de uma batalha terrível. Israel, naquilo que só pode ser descrito como uma catástrofe ambiental, declarou guerra a estas árvores antigas. A devastação é de cortar o coração e as consequências são terríveis para os agricultores que dependem destas árvores para a sua subsistência.

Noutro incidente, colonos judeus do colonato ilegal de Shavei Shomron foram responsáveis pela inundação com esgotos e águas residuais de terras pertencentes a palestinianos na secção ocidental de Sebastia. Esta perturbação afetou gravemente a colheita da azeitona na zona.

A situação é sacrílega, pois dezenas de oliveiras palestinianas foram recentemente inundadas com água de esgoto de uma colónia israelita próxima na cidade de Deir Al-Hatab, a leste de Nablus, no norte da Cisjordânia.

Os corações dos olivicultores de Gaza sangram ao verem as suas queridas árvores sucumbir a esta catástrofe provocada pelo homem. Estas árvores, símbolos de resistência e sustento, são agora testemunhas silenciosas do conflito em curso e das suas consequências devastadoras.


Sem comentários: