sábado, 27 de abril de 2024

ANDALUZIA: EFLUENTES TÓXICOS DE EXPLORAÇÃO MINEIRA AMEAÇAM ARROZAIS E PESCAS NO GOLFO DE CÁDIS

  • Pareceres e relatórios oficiais admitem a possibilidade de uma exploração mineira descarregar mais de 85 000 milhões de litros de água contaminada no estuário do Guadalquivir, através de uma conduta de 30 Kms, desde o local da exploração até um ponto de descarga em frente ao estádio Cartuja, em Sevilha. Apesar do processo de depuração, a carga poluente máxima acumulada durante os mais de 18 anos propostos para autorização descarregaria no estuário do Guadalquivir quantidades totais muito elevadas de metais e metalóides potencialmente tóxicos, como o arsénio (2.709,12 kg), cádmio (677,28 kg), cobre (5.577,60 kg), crómio (717,12 kg), mercúrio (23,90 kg), níquel (5.577,60 kg), chumbo (796,80 kg), selénio (796,80 kg) e zinco (26.294,40 kg), entre outros poluentes mineiros. Neste troço do rio, até à foz em Sanlúcar de Barrameda, há captações de rega para 36.000 hectares de arrozais e zonas de reprodução de alevins dos bancos de pesca do Golfo de Cádis, pelo que a contaminação por bioacumulação de metais pesados dos peixes e mariscos capturados nesta zona pode ser significativa. A Minera Los Frailes não apresentou qualquer estudo sobre a acumulação e a sedimentação destes metais tóxicos no leito do estuário. De acordo com o Princípio da Prevenção, princípio orientador da legislação ambiental, este derrame mineiro não deve ser autorizado, uma vez que as suas possíveis consequências para o estuário do Guadalquivir e os seus diferentes usos, incluindo os usos portuários, agrícolas e piscatórios, não foram adequadamente estudadas e avaliadas. O conteúdo do Relatório Ambiental e do Relatório de Admissibilidade da descarga nunca foi objeto de informação pública por parte do Governo da Junta de Andaluzia. Ecologistas en Acción.
  • A Aramco - a maior empresa de combustíveis fósseis do mundo, detida em 98,5% pelo Estado saudita - assinou um contrato de 4 anos para se tornar um dos principais parceiros globais da FIFA, o que significa que estará presente no Campeonato do Mundo masculino de 2026 e no Campeonato do Mundo feminino de 2027. Os ambientalistas consideram a Arábia Saudita a pior empresa de lavagem de dinheiro do mundo. A Aramco está classificada como a empresa de combustíveis fósseis mais suja do mundo, tendo produzido o maior número de emissões de qualquer empresa desde o acordo climático de Paris em 2015, ao mesmo tempo que fica atrás dos seus concorrentes nas suas promessas climáticas. Felix Keith, Mirror.
  • Dezenas de manifestantes contra o clima protestaram contra as energéticas britânicas BP e Drax durante a realização das suas assembleias anuais de acionistas. Os manifestantes encheram a entrada do edifício com cartazes onde se lia: "Parem de queimar árvores" e "Invistam em energia verde", e gritavam "Axe Drax. Indemnizações já". Rebecca Speare-Cole, Belfast Telegraph.
  • Manifestantes do clima bloquearam as entradas da sede do Citibank em Manhattan no início do dia de trabalho na quarta e quinta-feira, no âmbito de uma série de ações da Semana da Terra para pressionar o banco a acabar com o seu financiamento dos combustíveis fósseis. Keerti Gopal, ICN.
  • A coligação de três anos entre o SNP e o Partido Verde escocês foi desfeita depois de os objetivos de emissões terem sido abandonados. Fonte.
  • Seis razões pelas quais os Jogos Olímpicos não serão verdes. Alexandre-Reza Kokabi e Lorène Lavocat, Reporterre.
  • As barragens que contêm cerca de 700 000 m3 de rejeitos de minas de urânio no Quirguizistão tornaram-se pouco fiáveis na sequência de um deslizamento de terras em 2017. Um novo deslizamento de terras ou um terramoto poderia enviar o seu conteúdo para um sistema fluvial utilizado para irrigar os terrenos agrícolas do Quirguistão, do Uzbequistão e do Tajiquistão, forçando a deslocalização de milhões de pessoas. Reuters.
.
  • KAMALA HARRIS: "Quando investimos em energia limpa e em veículos elétricos e REDUZIMOS A POPULAÇÃO, mais crianças podem respirar ar puro e beber água limpa". Por isso eles andam a ‘limpar’ grandes zonas um pouco por todo o lado...

Sem comentários: