terça-feira, 9 de abril de 2024

PARIS: ATLETAS DOS JOGOS OLÍMPICOS E PARAOLÍMPICOS PODERÃO NADAR NO SENA?

  • Consulta pública até 21 de maio: ampliação da mina de Bajoca, em Almendra, Vila Nova de Foz Côa. O depósito mineral de feldspato e quartzo atualmente em exploração na Mina da Bajoca destina-se à produção de pastas cerâmicas a realizar na unidade de processamento em Mangualde
  • A Plataforma Água Sustentável (PAS) contestou a emissão da Declaração de Impacto Ambiental (DIA) favorável condicionada à construção da estação de dessalinização de água do mar em Albufeira, Algarve, emitida pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Para os ambientalistas há uma extensa lista de condicionantes expressas na DIA, relativamente a diversos fatores, dos domínios da geomorfologia, hídrico, paisagístico, da vida marinha, pesca, poluição sonora e rejeição do efluente, entre outros, que, necessariamente, têm que ser objeto de avaliação ambiental ‘a priori’, e não apenas em sede de RECAPE. A PAS é um movimento criado em 2020 e agrupa a Rocha Portugal, Almargem – Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve, CIVIS – Associação para o Aprofundamento da Cidadania, Faro 1540 – Associação de Defesa e Promoção do Património Ambiental e Cultural de Faro, Glocal Faro, Quercus – Núcleo Regional do Algarve e a Regenerarte – Associação de Proteção e Regeneração dos Ecossistemas.
  • A Junta de Freguesia de Belém ignora proposta dos vizinhos e legaliza estacionamento em cima do passeio. Mário Rui André, LPP. Que pelintras miseráveis que moram numa zona chique, privilegiada, mas não têm casa com garagem.
  • Em Boulogne-sur-Mer e Le Portel, contesta-se um projeto de fábrica de salmão. Querendo aproveitar a crescente procura de salmão em França, a empresa Local Ocean quer montar uma fábrica na zona industrial de Capécure, localizada no porto. Este projeto, aceite pela autarquia de Pas-de-Calais em meados de fevereiro, deve estar concluído antes do final do ano. O salmão será criado em tanques, alimentado por água bombeada do mar. Esta água será depois descarregada no porto. Com base em três estudos, o diretor da empresa Local Ocean, Alain Treuer, diz que a fábrica não terá impacto prejudicial ao meio ambiente. Os opositores do projeto estão céticos. No inquérito público realizado antes do projeto, há elementos muito alarmantes, ligados em particular às descargas de nitratos e fosfatos, mas também de substâncias medicamentosas. Teme-se um impacto na vida selvagem e o aparecimento de algas microplanctônicas que são prejudiciais à saúde. Julia Druelle, Reporterre.
  • Os atletas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos poderão nadar no Sena? A questão surge ao ler os resultados das análises bacteriológicas realizadas pela Surfrider Foundation France. A ONG realizou 14 campanhas de amostragem no rio entre setembro de 2023 e fevereiro de 2024. As amostras analisadas revelaram a presença de bactérias indicativas de poluição fecal em níveis muito elevados.Os resultados são alarmantes. As concentrações de Escherichia coli e enterococos estão acima, ou até muito acima, das concentrações limite recomendadas para amostragem pontual’, alerta a ONG. ‘Treze de nossas amostras teriam levado a uma proibição da natação e/ou desportes entre a Pont de l'Alma e a Pont Alexandre III, com base na escala de referência das federações. Reporterre.
  • Milhares de toneladas de plásticos estão a ser recolhidos no rio Paraná, em Rosário, Argentina, sua terra natal, para serem transformadas numa escultura personalizada da sua histórica chuteira esquerda. A primeira escultura colecionável da famosa chuteira de Messi, será produzida em parceria com a marca Karün, sediada na Patagónia. Euronews.

Sem comentários: