terça-feira, 30 de abril de 2024

GUIMARÃES ADIA CORTE DE VEGETAÇÃO PARA PROTEGER POLINIZADORES

  • A Câmara de Guimarães anunciou a suspensão do corte de vegetação para proteger os insetos polinizadores. A medida vai vigorar durante o período de floração das plantas, de forma a aumentar as áreas de alimentação e refúgio dos insetos. Lançado em 2021, o projeto “Poliniza-te” sensibiliza a população para os desafios que os polinizadores enfrentam, recorrendo a ações de educação ambiental e de investigação. As mais de mil espécies de insetos polinizadores em Portugal, entre abelhas, abelhões, vespas, moscas e borboletas, são fundamen tais para a natureza, agricultura e bem-estar humano, desempenhando um papel essencial na reprodu ão da maioria das plantas, muitas delas de enorme valor para os seres humanos. Guimarães anunciou uma nova candidatura a Capital Verde Europeia 2026, depois de ter chegado à final na corrida para obter a distinção em 2025, perdendo para Vilnius, capital da Lituânia. RUI DIAS, JN 29abr2024.
  • A GNR detetou 26 infrações numa operação para prevenir e identificar autores de descargas ilegais para recursos hídricos nos concelhos da Batalha, Leiria, Marinha Grande e Porto de Mós. Entre os autos, a GNR destacou 16 por descargas de águas degradadas para o solo/água sem qualquer mecanismo que assegure a sua depuração, dois por incumprimento relativo a espalhamento de efluentes pecuários em solo inundado e outros dois por falta do título de utilização dos recursos hídricos. A maioria das 26 infrações foi registada no concelho de Leiria. Lusa/Agroportal.

  • A Câmara Municipal de Valladolid publicou uma portaria que obriga os donos de cães a certificarem-se de que também limpam o xixi do seu animal e não apenas o cocó. Nesse sentido, para além dos sacos para dejetos caninos, os passeadores de cães terão também de estar munidos de uma garrafa de água com sabão. Poderão assim pulverizar o líquido sobre a mancha de urina para a diluir se a nódoa estiver no pavimento da rua ou na fachada de um edifício. Fonte.

Sem comentários: