Da esquerda para a direita – Francisco Xavier Costa, Vasco Lourenço, Ismael Mendes e Octávio Lima no momento da inauguração do painel cerâmico alusivo ao 25 de abril.
Em 1985, os órgãos diretivos da Escola Secundária de Penafiel, onde eu era professor, decidiram levar a cabo uma série de atividades para comemorar mais um aniversário do 25 de abril de 1974, sendo a principal a criação de um painel cerâmico alusivo à data.
Ariosto Madureira, na altura professor de Desenho na mesma escola, fez o esboço e deu corpo ao projeto. Depois de adquiridos os ladrilhos de terracota, o Ariosto estendeu-os no chão do gabinete do Conselho Diretivo e pintou-os. Fez questão de não assinar o obra, humildemente alegando não dominar engenho e arte para tal. Numeraram-se as peças para posterior controlo, sendo todas transportadas para serem cozidas na mufla do atelier partilhado por três grandes amigos e colegas na Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis, - XCosta, Dario e Truta -, algures na Foz Velha, Porto. Terminada a cozedura, regressaram as peças à escola, onde foram montadas e coladas na parede da fachada junto à entrada da Secretaria.
O dia da inauguração do painel cerâmico, sábado, 20 de abril, foi de pompa e circunstância, conciliando-se o desfile de uma filarmónica da região com uma parada de bombos e a presença de altas individualidades, nomeadamente Vasco Lourenço, um dos protagonistas do 25 de abril. Relacionado com o evento, houve uma exposição de cartazes, livros, revistas e jornais relacionados com a data, palestras, fados de Coimbra e referências a Aquilino Ribeiro por ocasião do centenário do seu nascimento.
Este painel cerâmico não viria a ser bafejado pela sorte nem teria o condão de mover sensibilidades. Duas décadas após a sua inauguração, seria leviana e impunemente pulverizado pelo camartelo das obras de requalificação daquela escola.
E VIVA O 25 DE ABRIL!
Texto publicado na Milha12 de abril de 2024
ES de Penafiel engalanada para a comemoração do 10º aniversário do 25 de abril e centenário do nascimento de Aquilino Ribeiro
Arqueologias...
.jpg)
.jpg)
.jpg)


Sem comentários:
Enviar um comentário