quinta-feira, 28 de março de 2024

REINO UNIDO: DISPERSÃO DE RESÍDUOS RADIOATIVOS SUSPEITA DE VAGA DE CANCRO

  • A ponte Francis Scott Key, em Baltimore, Maryland, desmoronou-se depois de ter sido atingida por um navio porta-contentores. As imagens captaram o momento em que a ponte se desmoronou no rio Patapsco cerca da 1h30 da manhã, hora local. Vários veículos mergulharam na água e as equipas de emergência buscam sobreviventes.
  • O desmantelamento de centrais nucleares antigas e obsoletas soa bem e é apresentado pela indústria nuclear e pelo governo como serviços de restauração nuclear. Mas, na realidade, desativação significa dispersão de resíduos nucleares no ar, no mar e na terra. As leis foram alteradas, apesar da oposição da Radiation Free Lakeland e de outras entidades, para facilitar este processo. Os médicos alertam para uma misteriosa epidemia de cancro no Reino Unido, mas o dedo da suspeita nunca recai sobre o aumento dos resíduos radioativos que estão agora a ser lançados na esfera pública. Em vez disso, pede-se ao público que responda a sondagens sobre se acha que os alimentos processados, a falta de exercício e o tabagismo são os culpados pelo aumento dos cancros. Por outras palavras, a culpa é vossa, apesar do aumento da carga sobre o vosso corpo devido às radiações e aos produtos químicos presentes na esfera pública. MARIANNE WILDART.
  • O derrame de águas residuais nos rios e mares de Inglaterra pelas companhias de água mais do que duplicou em 2023. Esme Stallard e Jonah Fisher, BBC.
  • Um relatório da Beyond Plastics e da Earthjustice revela que os acidentes com o químico cancerígeno cloreto de vinilo ocorrem, em média, uma vez em cada cinco dias desde 2010, contradizendo as garantias de segurança da indústria. Kiley Bense, Inside Climate News.
  • A Ferrogrão é um projeto ferroviário de quase 1.000 km que liga Sinop, no Mato Grosso, a Miritituba, no Pará. Defendida com unhas e dentes pelo agronegócio, a ferrovia tem um traçado que atravessa o bioma amazónico e afeta Terras Indígenas e Unidades de Conservação. E mesmo sem sair do papel, e com estudos suspensos temporariamente pelo Supremo Tribunal Federal, já provoca estragos. Até 2013, os delitos mais frequentes eram o desmatamento, a construção de serrações ilegais e extração de madeira. Depois, a variedade aumentou e passou a envolver também o porte de motosserra e uso de trator dentro de florestas protegidas, apreensão de animais selvagens em cativeiro, uso de mercúrio e extração de ouro em garimpo ilegal, entre outros. Entre 2014 e 2022, as infrações geraram multas que atingem R$ 5,5 biliões. ClimaInfo.
  • A China iniciou um processo de resolução de litígios contra os EUA na Organização Mundial do Comércio para salvaguardar os seus interesses na indústria dos veículos eléctricos. O Ministério do Comércio da China considera que os EUA formularam políticas discriminatórias relativamente aos veículos elétricos, excluindo os produtos da China e de outros membros da OMC dos subsídios. A queixa foi apresentada para manter um ambiente de concorrência leal na indústria global de veículos eléctricos. Alguns observadores pensam que o impacto real do caso é incerto e que é provável que não vá a lado nenhum, mesmo que os EUA percam e recorram da decisão.

Sem comentários: