JN 10fev202
- Em 2023 a Associação de Municípios Corredor do Rio Leça lançou o projeto de reabilitação das margens e retirou mais de 60 toneladas de resíduos das águas que correm pelos concelhos de Santo Tirso, Valongo, Maia e Matosinhos. Para além da recolha de enorme variedade de resíduos, os guarda-rios monitorizam a qualidade da água através de uma sonda móvel que indica a sua condutividade, pH, temperatura e oxigénio. As sondas de monitorização fixas tornaram o Leça no primeiro rio do país monitorizado da nascente à foz. A presença diária dos guarda-rios tem um efeito dissuasor junto de eventuais poluidores. Têm sido feitas obras de engenharia natural para travar a erosão das margens. Ana Correia Costa, JN 10fev2024.
- O Plano de Pormenor Norte de Caxias, aprovado por maioria pela Câmara de Oeiras, pretende reabilitar as antigas pedreiras de Caxias, e terá 600 fogos, incluindo cerca de 60 para habitação municipal, e 29 hectares de espaços verdes, o que representa 70% da área total da intervenção. Carla Castelo, do Evoluir Oeiras, votou contra, alegando que não faz sentido pretender-se reabilitar espaços abandonados de antigas pedreiras com construção e impermeabilização dos solos. ‘Este plano é um enorme erro. O que a câmara fez com este plano foi remover barreiras à especulação imobiliária’, sublinha. Teresa Serafim, Público 10fev2024.
- O rio Tijuana está despejando águas residuais em San Diego durante tempestades históricas. Os médicos relataram surtos de doenças gastrointestinais quando tempestades intensas como as dos rios atmosféricos desta semana sobrecarregam as estações de tratamento de águas residuais e inundam as comunidades com esgoto não tratado. Kiley Price, ICN.
Sem comentários:
Enviar um comentário