Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

GALIZA: ORIGEM DA MARÉ BRANCA DE PELLETS

De onde veio a maré branca de pellets?


Fonte: Onda Nosa.

  • O parlamento europeu aprovou uma nova lei que capacita os consumidores face ao greenwashing empresarial. A diretiva proibirá uma série de táticas de lavagem verde, incluindo alegações de neutralidade climática, credenciais verdes e rótulos de sustentabilidade. Atualmente, 75% dos produtos no mercado da UE ostentam uma alegação ecológica implícita ou explícita, mas mais de metade destas alegações são vagas, enganosas ou infundadas. Roberta Arbinolo, EEB.
  • A Greenpeace e a Natur og Ungdom (Natureza e Juventude) saíram vitoriosas num processo judicial contra o Estado norueguês que contestava as licenças ilegais concedidas a três projetos petrolíferos.
  • Meyer Burger poderá em breve fechar a sua fábrica de painéis solares na Alemanha, uma das maiores da Europa, para se mudar para os EUA. Enquanto a UE tenta garantir a sua soberania energética, as medidas de proteção americanas contra Pequim estão a causar uma invasão de painéis solares chineses no mercado europeu. Marina Fabre Soundron/AFP/Novethic.
  • A Tata Steel disse que não pode mais continuar a produção de aço na sua fábrica deficitária em Port Talbot, no sul do País de Gales, enquanto conclui um plano de transição de quatro anos para a produção de baixo carbono. A empresa de propriedade indiana, que está recebendo £ 500 milhões do governo para ajudar no seu plano de transição, rejeitou uma proposta sindical destinada a manter os seus altos-fornos funcionando enquanto constrói novos fornos elétricos a arco para substituí-los. Rob Davies, The Guardian.
  • Segundo a ANSES, os critérios propostos pela Comissão Europeia para desregulamentar os novos OGM não se baseiam em qualquer base científica. A proposta legislativa seria acima de tudo uma escolha política. Violaine Colmet Daâge, Reporterre.

Sem comentários: