quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

FRANÇA INTRODUZ RECICLAGEM OBRIGATÓRIA DE RESÍDUOS ORGÂNICOS

  • A partir de 1 de janeiro de 2024, a reciclagem de resíduos orgânicos é obrigatória em França ao abrigo das novas regras de ‘compost obrigatoire’. As famílias e as empresas são obrigadas a eliminar a matéria orgânica num pequeno contentor dedicado para recolha domiciliária ou num ponto de recolha municipal. Os resíduos serão então transformados em biogás ou composto para substituir fertilizantes químicos. Os resíduos orgânicos provenientes de alimentos e hortas representam quase um terço do lixo doméstico. Quando é misturado com outro lixo, normalmente acaba em aterros sanitários ou incineradores, onde produz gases de efeito estufa que retêm calor, como metano e CO2. Em 2018, apenas 34% do total de biorresíduos da UE foram recolhidos, deixando 40 milhões de toneladas de potenciais nutrientes do solo a serem descartados. Angela Symons, Euronews. Portugal ainda não está preparado para a recolha de biorresíduos. Mais info aqui e aqui.
  • Os britânicos importam toneladas de alimentos. Transportados por via aérea e marítima, esse comércio torna-os um dos principais contribuintes para as emissões de gases com efeito de estufa. Ironicamente, a terra que poderia ser usada para cultivo está sendo reflorestada em nome do meio ambiente. Editorial do Telegraph.
  • BP, Shell, Chevron, ExxonMobil e TotalEnergies vão distribuir recorde de dividendos, mais de US$ 100 bilhões apesar da indignação pública. Jillian Ambrose, The Guardian.
  • Ativistas armados leais ao Conselho de Transição do Sul foram acusados ​​do segundo atentado bombista a um oleoduto no Iémen no espaço de uma semana. O ataque do STC, que apela à separação da parte sul do Iémen do norte e é apoiado pelos Emirados Árabes Unidos, ocorreu depois de as empresas que operam nos campos petrolíferos não terem pago dinheiro de proteção, conforme um acordo de longa data. MEM.

Sem comentários: