sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

ESPANHA: PORTO DE VALÊNCIA VAI EXPANDIR-SE PARA NORTE

Flamingos no Parque Natural Albufera de Valência. Foto: REUTERS/Heino Kalis

  • A expansão para norte do porto de Valência foi aprovada após vários anos de polémica em torno dos seus impactos ambientais. Este projeto põe em perigo as praias do sul da cidade e a Albufera e vai gerar um custo externo para a sociedade de 6.000 milhões de euros, segundo garantem associações de bairros e ambientalistas que compõem a Comissão Cidade-Porta. O Compromís já avisou que irá a tribunal pelo impacto ambiental desta infra-estrutura. EFE/Climática.
  • Segredos enterrados, corpos envenenados. Por que razão uma mulher Truchas morreu com quantidades  extraordinárias de plutónio no corpo – e por que motivo ela foi autopsiada ilegalmente? Alicia Inez Guzmán, SearchlightNM.
  • Milhares de Navajos não têm água corrente limpa em casa, uma crise agravada pela seca e pela negligência do governo. Richard Tsong-Taatarii, SearchlightNM.
  • Na Jordânia, dezenas de milhares de pessoas manifestam-se contra a guerra de Israel em Gaza e acusam-na de roubar água do rio Jordão. O rio sagrado tornou-se poluído, num país que está deserto. Philippe Pernot, Reporterre.
  • Paquistão usa chuva artificial na tentativa de reduzir níveis de poluição. Especialistas dizem que a prática não é uma solução sustentável. Zofeen T Ebrahim, The Guardian.
  • O governo de Queensland, Austrália, irá proibir novos projetos de petróleo e gás nos rios e planícies aluviais da bacia de Kati Thanda-Lake Eyre. Ben Smee e Andrew Messenger, The Guardian.

Sem comentários: