domingo, 2 de julho de 2023

Bico calado

  • Linha de Alta Velocidade é um mistério para as populações afetadas. Tudo o que se sabe é por conversas de café e por discussões nas redes sociais. A população lamenta não haver informações por parte da autarquia durante o processo de consulta pública do projeto da Linha de Alta Velocidade (LAV) e estão preocupados com o futuro dos seus negócios e habitações. Os possíveis traçados da LAV estão a causar apreensão junto dos espinhenses que desconhecem, efetivamente, os projetos. Apesar da Defesa de Espinho ter efetuado um levantamento exaustivo das possíveis rotas na edição passada, continua a não existir informação relevante e esclarecedora por parte da autarquia. E é essa falta de esclarecimentos que leva ao descontentamento e críticas da população sobre o tema. Defesa de Espinho 29 de junho de 2023Que levantamento exaustivo? Apenas copicola de cábula resumida do projeto. E isso após o período de consulta pública ter terminado. Rica maneira de um jornal local sacudir responsabilidades de promover a informação atempada dos projetos que afetam populações.

  • LULA: “Acusam-nos de sermos comunistas, como se isso nos ofendesse. Nós não nos ofendemos. Ficaríamos ofendidos se nos chamassem de nazistas, neofascistas, terroristas. Mas nunca de comunistas, de socialistas. Isso não nos ofende. Muitas vezes deixa-nos orgulhosos. E muitas vezes sabemos que merecemos que nos chamem isso". CNN Brasil.
  • BOLSONARO INELEGÍVEL. O ex-presidente está fora das disputas eleitorais pelos próximos 8 anos por uma decisão do TSE desta sexta-feira. Fonte.
  • O antigo primeiro-ministro australiano Scott Morrison aprovou subvenções em resposta à invasão russa da Ucrânia antes de se saber que as despesas respeitavam as regras governamentais. MWM.
  • Um tribunal britânico decidiu que um plano do governo para recambiar requerentes de asilo para o Ruanda é ilegal, desferindo um golpe na promessa do governo conservador de impedir que os imigrantes façam viagens arriscadas através do Canal da Mancha. France24.
  • Relatório mostra com o complex industrial military define a narrativa mediática sobre a Ucrânia. RF.
  • Os EUA devem indemnizações à Nicarágua, mas continuam a violar um acórdão do Tribunal Internacional de Justiça de 1986. 37 anos depois, os EUA continuam a recusar-se a pagar à Nicarágua as indemnizações que lhe são legalmente devidas. Atualmente, o governo nicaraguense quer que a ONU actue. Ben Norton, Geopolitical Economy.
  • O novo ministro da Economia da Finlândia demitiu-se após apenas 10 dias no cargo, devido a comentários que fez num evento de extrema-direita há quatro anos. Vilhelm Junnila, do partido nacionalista finlandês, foi acusado de fazer repetidas referências nazis. James Gregory, BBC.

Sem comentários: