Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

quarta-feira, 14 de junho de 2023

Vaticano: ativistas climáticos condenados por se colarem à base do Laocoonte

  • Em Itália, dois ativistas climáticos que se colaram à base de uma das estátuas mais famosas dos Museus do Vaticano têm de pagar quase 30.000 euros de indemnização e custos. Guido Viero e Laura Zorzini, do grupo Ultima Generazione, fizeram a proeza de se colarem à estátua de Laocoonte em Agosto. A escultura representa um padre de Tróia que tentou avisar os seus concidadãos para não aceitarem o cavalo de madeira dos gregos. O Tribunal do Estado da Cidade do Vaticano condenou Viero e Zorzini a pagarem conjuntamente 28 148 euros de indemnização às autoridades do Vaticano e 1 000 euros de custas judiciais. Foram também condenados a penas de prisão suspensas de nove meses cada um, mais multas de cerca de 1.500 euros cada, também suspensas.  A Ultima Generazione afirmou que iria recorrer, dizendo que era "desproporcionado e injusto" aplicar uma punição "por algumas gotas de cola" num plinto de mármore que foi acrescentado ao Laocoonte no século XIX. Acusando o Vaticano de hipocrisia, disse que os seus ativistas tinham "simplesmente querido chamar a atenção para o que o Papa escreve e prega". Francisco apelou recentemente a "uma transição rápida e equitativa para acabar com a era dos combustíveis fósseis"La Republica.
  • O Governo polaco vai recorrer das regras da UE que proíbem a venda de automóveis movidos a combustíveis fósseis a partir de 2035. A Polónia fez parte de uma coligação de países liderada pela Alemanha que tentou impedir a entrada em vigor do mandato de venda de automóveis não poluentes em 2035 no início deste ano. Mas enquanto Berlim estava concentrada em garantir o compromisso da Comissão de elaborar uma alternativa sintética à gasolina e ao gasóleo, Varsóvia queria evitar uma proibição total da venda de veículos poluentes. No final, a Comissão concordou com as exigências da Alemanha e a lei foi aprovada, apenas com o voto contra da Polónia. Entretaanto, o chefe de um grupo comercial que representa quase todos os grandes fabricantes de automóveis instou a Agência de Protecção do Ambiente dos EUA a "abrandar" a sua proposta agressiva de reduzir drasticamente as emissões dos veículos até 2032, afirmando que isso poderia beneficiar a China. Reuters e Politico.
  • Dezenas de milhares de peixes mortos deram à costa em Brazoria, a cerca de 64 km a sul de Houston, Texas, durante o fim-de-semana, cobrindo a costa com carcaças em decomposição e levando as autoridades locais a avisar os visitantes para se manterem afastados. AP/The Guardian.
  • Apesar de uma multa de 2,5 milhões de dólares em 2021 por violar regras da qualidade do ar, uma investigação do Projeto de Integridade Ambiental dos EUA revela que a poluição contínua. A operadora de centrais elétricas Drax, sediada em Kansas, está a violar os limites legais de poluentes atmosféricos perigosos na sua fábrica de pellets de madeira em Gloster, Mississippi - e o regulador ambiental do estado ocultou conscientemente esta informação ao público - alegam os líderes da comunidade local e as organizações de justiça ambiental. Nour Ghantous, EM.
  • As fontes de energia não fósseis da China ultrapassam agora 50% da sua capacidade total instalada de produção de eletricidade,  marcando o cumprimento antecipado de um objetivo governamental proposto em 2021, segundo o qual a capacidade renovável deveria ultrapassar a capacidade de combustíveis fósseis até 2025. Reuters.

Sem comentários: