terça-feira, 30 de maio de 2023

Cabo Verde: francesa Heliodon Energia e Água de Rega vão instalar tecnologia para produzir água por condensação em Santiago

  • Uma parte do Grande Canal em Veneza, em Itália, ficou verde fluorescente. A polícia já está a investigar o caso. Há várias teorias para o que se passou junto à ponte Rialto. Entre elas, a hipótese de ter sido uma ação dos ambientalistas. Mas há também quem suspeite de que a cor da água possa estar relacionada com a regata Volga Longa, que decorreu este fim de semana. RTP.
  • Mais de 1.500 pessoas foram detidas durante um protesto do grupo climático Extinction Rebellion em Haia, no sábado. Os ativistas bloquearam uma secção de uma auto-estrada durante a tarde em protesto contra os subsídios holandeses aos combustíveis fósseis. Este foi o sétimo protesto organizado pela Extinction Rebellion no mesmo troço de auto-estrada em Haia, perto do Parlamento e dos principais edifícios ministeriais. AFP. Via The Guardian.
  • Níveis muito elevados de E. coli detetados em ostras e mexilhões levaram ao encerramento de 11 zonas de produção de marisco na Cornualha. Leana Hosea and Rachel Salvidge, The Guardian.
  • A francesa Heliodon Energia assinou um memorando de entendimento com a Água de Rega para introduzir em Santiago, Cabo Verde, tecnologia capaz der produzir, através da condensação, até dois mil metros cúbicos de água/dia. Fonte.
  • Rebanho de ovelhas reduz os custos de corte de relva em mais de 44% em central solar. No momento em que os estudantes do Oberlin College abandonavam o campus na semana passada para gozar as férias de Verão, um rebanho de ovelhas foi introduzido para pastar até meados de Junho, pisando a relva e mondando a central solar, numa iniciativa que visa reduzir os custos de funcionamento e manutenção. As ovelhas passarão a pastar neste campus três vezes por ano, durante a Primavera, o Verão e o Outono. A universidade gastava entre 15 000 e 30 000 dólares por ano em despesas de corte de relva nesta central solar de 2,3 MW, enquanto a utilização do rebanho reduzirá os seus custos de para cerca de 6 600 dólares por ano. MICHAEL SCHOECK, PV Magazine.
  • A Eastman Chemical Resins concordou em pagar uma coima de 2,4 milhões de dólares à EPA dos EUA e ao Departamento de Proteção Ambiental da Pensilvânia por poluição do rio Monongahela através de descargas não autorizadas de petróleo e violações das leis federais da qualidade do ar em Allegheny. REID FRAZIERMA, Allegheny Front.
  • A Amite BioEnergy, fábrica de pellets de madeira da Drax nos EUA, foi multada em 2,5 milhões de dólares por violar novamente as regras de poluição atmosférica do estado do Mississippi. Alex Lawson, The Guardian.

Sem comentários: