- Cinco companhias aéreas (Airlines KLM, Easyjet, Delta, Tui e Corenden) estão a processar o governo dos Países Baixos por planos para reduzir o número de voos que operam a partir do terceiro aeroporto mais concorrido da Europa. O governo alegou na sua decisão preocupações locais sobre o impacto dos voos na poluição sonora e no clima. Georgina Rannard, BBC.
- A VW vai instalar uma fábrica de camiões elétricos e de SUVs na Carolina do Sul. Keith Naughton, Bloomberg. Que amigos que eles agora estão. Em 2016, 2017 e 2018 andavam à pancada nos tribunais...
- Explosão em refinaria de petróleo ilegal na Nigéria mata pelo menos 12 pessoas. Chinedu Asadu, Independent.
- Uma investigação jornalística internacional descobriu como madeireiras teoricamente certificadas por boas práticas na exploração e comercialização de madeira estão cometendo crimes ambientais e acumulando milhões de reais em multas. O Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos, com apoio da agência A Pública, Poder360 e piauí, identificou pelo menos 60 empresas certificadas pelo Forest Stewardship Council e com unidades industriais na Amazônia Legal que já foram autuadas pelo IBAMA, com multas somadas superiores a R$ 100 milhões. Entre os crimes cometidos, estão desmatamento ilegal, transporte de madeira sem documentação, fraude em guias florestais e grilagem de terras, entre outros. Este quadro evidencia a fragilidade dos esquemas de certificação, que acabam sendo utilizados por empresas criminosas para greenwashing. Scilla Alecci, ICIJ.
Sem comentários:
Enviar um comentário