- A Comissão Europeia apresentou propostas que permitiriam aos estados membros conceder níveis mais altos de apoio estatal a empresas específicas. O objetivo é estimular a Europa a competir com os EUA como centro de fabricação de veículos elétricos e outros produtos ditos ecológicos e reduzir a sua dependência da China. Do plano fazem parte o reaproveitamento dos fundos existentes da UE, a aprovação mais rápida de projetos ‘verdes’ e selar acordos comerciais para garantir o fornecimento de matérias-primas críticas. Entretanto, um artigo no Politico considera que a Europa está a embarcar numa guerra de subsídios que não pode vencer: ‘Este plano já enfrenta grandes críticas, por dois motivos: é amplamente baseado em linhas de financiamento existentes, que não novas, e corre o risco de colocar os países pequenos da UE contra as grandes potências Alemanha e França por temerem que a maior parte dos subsídios as beneficie. Isso significa que a UE com esta nova iniciativa ainda carece de poder de fogo para lutar contra os subsídios agressivos dos EUA – e os EUA sabem disso.’ Fontes: Reuters e Politico.
- Companhias de água perdem fundos públicos a menos que se comprometam a impedir o derrame de esgotos no Reino Unido. Helena Horton, The Guardian.
- Mais de 11.000 nigerianos entraram com uma ação de indemnização contra a Shell no Supremo Tribunal do Reino Unido. É um processo judicial de longa duração definido para testar a responsabilidade de empresas multinacionais por danos ambientais. Os queixosos alegam que derrames de petróleo resultantes das operações da Shell na região contaminaram a água potável, prejudicaram a qualidade do ar e destruíram terras agrícolas e estoques pesqueiros. Sandra Laville, The Guardian.
- A administração Biden avançou com um projeto de perfuração de 8 mil milhões de dólares na encosta norte do Alasca. O projeto da ConocoPhillips Willow atraiu a forte oposição dos ambientalistas, que dizem que a sua aprovação vai contra os ambiciosos objetivos climáticos do presidente. Uma avaliação ambiental recomenda uma versão em escala do projeto originalmente proposto pela ConocoPhillips, e que produziria cerca de 600m de barris de petróleo em 30 anos, com um pico de 180.000 barris de petróleo bruto por dia. Maanvi Singh, The Guardian.
- A China liderou o mundo em investimentos de transição energética com US$ 546 biliões, quase metade do total global, já que o mundo viu esse investimento atingir um novo recorde em 2022, reporta a BloombergNEF.
- Colocar painéis solares em campos de pastagem é bom para as ovelhas. As ovelhas que vivem em pastagens com painéis solares beneficiam da sombra em climas quentes e da erva mais nutritiva - e impedem o crescimento de ervas daninhas entre os painéis. Christa Lesté-Lasserre, New Scientist.
Sem comentários:
Enviar um comentário