sábado, 26 de novembro de 2022

Turbina eólica portátil inventada por um jovem de 15 anos vai ajudar comunidades rurais no Quénia

  • Engenheiros da Glasgow Caledonian University (GCU) desenvolveram o protótipo, que pode ser montado sem qualquer formação especializada, e que se destina a ser utilizado para ajudar áreas a recuperar de desastres naturais e em aldeias longe da ligação à rede. Este projeto é um dos 64 projetos que partilham um financiamento de £26 milhões do programa Innovate UK Energy Catalyst do Governo do Reino Unido. A GCU irá associar-se à DeCourcy Alexander, uma empresa de consultoria em inovação sustentável sediada em Londres, e à E-Safiri Charging Limited, uma empresa queniana focada na investigação e em soluções inovadoras para fornecer acesso a energia sustentável. Lucinda Cameron, Belfast Telegraph.

  • Ativistas climáticos atrasam concerto de Beethoven em Hamburgo, colando-se ao pódio do maestro e fazendo uma declaração. "Tal como existe apenas um concerto de violino de Beethoven, temos apenas este único planeta cujos limites ignoramos tanto que os desastres relacionados com o clima estão a tornar-se mais frequentes e mortais", disse um dos ativistas. A intervenção terminou com um apelo à "resistência" e um aviso de que se os níveis da água continuarem a subir, a Elbphilharmonie, que fica no porto de Hamburgo, estaria sob ameaça. A polícia não fez qualquer detenção. Yahoo.
  • O Parlamento Europeu aprovou a saída em bloco do Tratado da Carta da Energia. Há uma semana, Espanha, Alemanha, Holanda e França bloquearam a proposta de modernização do Tratado, depois de 7 países terem anunciado a sua decisão de se retirarem do Tratado. Na ausência de acordo, a reação da Comissão foi solicitar a retirada deste ponto da ordem de trabalhos da Conferência anual da ECT, a 22 de Novembro, decidindo adiar o debate sobre a adopção do texto modernizado para abril de 2023. Energías Renovables.
  • Algumas das maiores florestas da Europa estão a emitir mais carbono e a perder biodiversidade. O papel e o cartão continuam a ser um dos principais motores da degradação florestal da UE. No entanto, é provável que os comissários responsáveis diminuam a ambição sobre a reutilização de embalagens a favor de produtos de papel descartável em novas leis que deverão ser publicadas na próxima semana, à vontade e interesses do lóbi da indústria. Jean-Pierre Schweitzer, Rethink Plastic Alliance/EEB.
  • Todos os dias são produzidas na Europa e enviadas para todo o mundo toneladas de produtos químicos proibidos na UE. Só em 2018, mais de 81.000 toneladas de pesticidas contendo 41 diferentes produtos químicos perigosos proibidos para uso agrícola na UE, foram exportados por corporações europeias. Assine esta petição para pedir ao Comissário da UE para o Ambiente que pare estas exportações mortais.
  • A Indonésia procura pelo menos 1,7 mil milhões de dólares em prejuízos da PTT Exploration & Production numa ação judicial devido ao derrame de petróleo de Montara, mesmo depois de a empresa tailandesa ter chegado a um acordo inicial com os agricultores da área. Norman Harsono, Bloomberg.

Sem comentários: