- Seca provocou conflito civil entre os antigos Maias. A influência das alterações climáticas no conflito civil e na instabilidade da sociedade no mundo pré-moderno é objeto de muito debate, em parte devido ao âmbito temporal ou disciplinar limitado dos estudos de caso. Este estudo de caso transdisciplinar combina conjuntos de dados arqueológicos, históricos e paleoclimáticos para explorar a dinâmica, as relações mutáveis entre as alterações climáticas, os conflitos civis e o colapso político em Mayapan, a maior capital maia pós-clássica da Península de Yucatán nos séculos XIII e XIV. Várias fontes de dados indicam que o conflito civil aumentou significativamente e a modelação linear generalizada correlaciona o conflito na cidade com condições de seca entre 1400 e 1450. A seca prolongada terá aumentado as tensões entre fações rivais, mas as adaptações subsequentes revelam resiliência à escala regional, assegurando que as estruturas políticas e económicas maias resistiram até ao contacto europeu no início do século XVI. Nature.
- Municípios do Algarve mantêm piscinas públicas encerradas devido à seca. Lusa/DN.
- A Alemanha vai cobrar um imposto especial sobre as operadoras energéticas para financiar um pacote de ajuda de 65 mil milhões de euros. Guy Chazan, Financial Times.
- Ativistas climáticos da Extinction Rebellion fizeram-se passar por turistas e colaram-se à volta da cadeira do presidente do parlamento britânico. Outros ativistas utilizaram cadeados de bicicleta para se acorrentarem aos gradeamentos que cercam o parlamento. Richard Wheeler e David Lynch, Belfast Telegraph.
- Consultas públicas: até 23 de setembro - Loteamento FuseValley, Matosinhos; até 17 de outubro - Parque Eólico de Vieira do Minho (Híbrido da Central Hidroelétrica de Vila Nova).

Sem comentários:
Enviar um comentário