sábado, 23 de julho de 2022

Figueira da Foz: Navigator e P2X Europe unidas na produção de combustível sintético para aviões

  • A portuguesa Navigator celebrou um acordo com a alemã P2X Europe para a produção de combustível sintético para a aviação a partir do hidrogénio verde, num projeto industrial na Figueira da Foz. Também conhecido como e-SAF (e-Sustainable Aviation Fuels), o produto a fabricar em Portugal será um jet-fuel (querosene) sintético, neutro em carbono, produzido a partir de hidrogénio verde e de dióxido de carbono. O Governo português concedeu ao projeto o estatuto de Projeto de Interesse Nacional, estando esta joint venture ainda em processo de obtenção de autorização das autoridades da concorrência da União Europeia. Miguel Prado, Expresso. O projeto mereceu o selo de PIN, o que o agiliza pois está isento de burocracias aborrecidas para os investidores e empreendedores. Não será por acaso que o ‘simplex’ para o Ambiente aí está, limpinho e rapidinho. Entretanto, a BP, que já leva algum avanço nesta matéria, deve estar a esfregar as mãos. A congénere finlandesa recebeu, para projeto semelhante, um subsídio europeu de 10 milhões e outro de 26 milhões do governo da Finlândia.
  • Os governos de Portugal e Espanha não vão apoiar a iniciativa anunciada pela Presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen de reduzir o consumo de gaz em 15%. Alegam que há escassas ligações energéticas que os ligam ao resto da Europa e que utilizam muito pouco gás russo em comparação com outros membros da UE, como a Alemanha e a Itália. Segundo João Galamba, secretário do ambiente e energia, Portugal esteve durante anos e anos em desvantagem porque não tinha ligações ao resto da rede de distribuição de energia da Europa e o país teve sempre de comprar gás mais caro. As reduzidas ligações eléctricas e gasodutos entre Espanha e França levaram a UE a permitir que os países ibéricos instalassem os seus próprios mecanismos de controlo de preços. Energy Voice.
  • A bancarrota moral dos defensores do eucalipto. João Camargo, Expresso/Climáximo.
  • Moradores de São Domingos fartos de arraiais nocturnos. O espaço público na Praceta Defensores da Pátria, em Santarém, é transformado à noite, até de madrugada, num recinto de festa com música em altos berros, comes e bebes e sanitários a céu aberto. O Mirante.

Sem comentários: