domingo, 12 de junho de 2022

Reino Unido: redes sociais colmatam carência de informação sobre as alterações climáticas

  • A maioria dos pais pensa que as crianças devem ser ensinadas sobre as alterações climáticas na escola, mas professores e alunos dizem que o tema não é devidamente abordado nas escolas britânicas - com os alunos a recorrerem à procura de informação nas redes sociais. Catherine Lough, Belfast Telegraph.
  • O governo do Reino Unido deu luz verde à extração de gás nas colinas de Surrey Hills, a sul de Londres. Isto collide com uma decisão da autarquia local  liderada pelos Conservadores para bloquear o projecto e enfureceu os ambientalistas e os Democratas Liberais. Gill Plimmer e Jim Pickard, Financial Times.
  • Uma forte campanha de lóbi da indústria dos combustíveis fósseis ajudou a descarrilar uma votação chave sobre o clima no Parlamento Europeu a semana passada, dizem legisladores centristas e de esquerda. O atraso resultante pode ser curto - os deputados europeus pretendem uma repetição dentro de duas semanas - mas a adopção de emendas destinadas a conceder maior latitude aos setores mais sujos da Europa mostrou que uma escassa maioria de deputados favorece uma abordagem conservadora à ação climática. Zia Weise, Politico.
  • Um novo relatório da Climate Action Tracker detalha como o mundo está a assistir a uma corrida a novos projetos de combustíveis fósseis na sequência da subida dos preços da energia e da invasão russa da Ucrânia. O relatório diz que "novas instalações de gás natural liquefeito são agora propostas na Alemanha, Itália, Grécia, Países Baixos e Canadá. Os EUA, Qatar, Egipto e Argélia assinaram acordos de exportação de GNL para diferentes partes da UE, enquanto projectos de gás estão a ser revitalizados na África Ocidental. Jonah Fisher, BBC News.
  • Um derrame de petróleo no rio St. Mary's no Ontário, fronteira Canadá-Michigan, suspendeu o tráfego de barcos entre o Lago Superior e o Lago Huron durante cerca de três horas. Derrames desta escala raramente fazem manchetes, e isso é um problema: pequenos eventos são a grande maioria dos derrames de petróleo, e juntos têm um grande impacto. Lauren Leffer, Gizmodo.
  • Uma explosão na fábrica de liquefação de gás Freeport a sul de Houston, Texas, encerrou as instalações durante pelo menos três semanas, trazendo novas incertezas e custos mais elevados aos mercados globais do gás enquanto os operadores da fábrica procuram a causa da explosão. The Energy Mix.
  • Nova Zelândia quer taxar arroto de gado para combater aquecimento global. Peter Hoskins, BBC. Ridículo.

Sem comentários: