quinta-feira, 2 de junho de 2022

A Comissão Europeia está a tentar fazer passar-se por distraída e traída?

  • A Comissão Europeia irá analisar a decisão do governo húngaro de permitir que apenas os automóveis com matrículas húngaras possam comprar gasolina russa nas estações de serviço do país a preços acessíveis. Vlad Makszimov, EurActiv. Se isto não é um entremez de uma longa farsa, a Hungria arrisca-se a ser alvo de sanções por ter conseguido melhores preços de combustíveis. Quer esta ‘gente’ fazer-nos acreditar que não sabiam nada deste ‘negócio’?
  • Afinal o relatório que Carlos Moedas apresentou contra a proposta de redução da velocidade em Lisboa não passa de um documento feito à medida por uma agência de de comunicação, a BA&N, uma consultora que presta serviços à Sonae, à Caixa Geral de Depósitos, à NOS e à Cofina. Tal&Qual 1jun2022.
  • Os planos do governo britânico de pagar aos agricultores para restaurar os campos e aumentar as reservas de carbono correm o risco de ser eliminados pela oposição dos conservadores de extrema-direita. O ministro de direita Jacob Rees-Mogg é dos que pressionam o governo para abandonar o esquema. Com ele está Steve Baker, administrador do lóbi de céticos do clima Global Warming Policy Foundation. Helena Horton, The Guardian.
  • Secas crescentes, inundações e espécies invasoras estão a provocar violentos conflitos armados entre pastores de Baringo, no Quénia. Já houve 24 confrontos violentos na região nos primeiros quatro meses de 2022, provocando 16 mortes. Kang-Chun Cheng , Mongabay.
  • Um juiz ordenou a suspensão de um programa estatal de pulverização de pesticidas em terras públicas e em algumas propriedades privadas, dizendo que as autoridades da Califórnia são obrigados a avaliar antecipadamente os potenciais efeitos na saúde dos projetos de pulverização e não o fizeram. A decisão do Juiz do Tribunal Superior de Sacramento, James Arguelles, segue-se a uma decisão do tribunal de recurso estatal em outubro que considerou que o Departamento de Alimentação e Agricultura do Estado subestimou significativamente"  a quantidade de pesticida utilizado e não forneceu protecção para vias navegáveis e para abelhas e outros polinizadores que podem ser prejudicados pelos produtos químicos. SFChronicle.
  • O Tribunal Distrital de Sapporo decidiu a favor de um grupo de cidadãos antinucleares em Hokkaido, norte do Japão, dizendo que a central nuclear de Tomari, operada pela Companhia de Energia Eléctrica de Hokkaido, não pode funcionar devido ao risco de terramoto e tsunami. David Dalton, Nucnet.

Sem comentários: