sexta-feira, 3 de junho de 2022

Bico calado

  • Em 1 de junho, tropas israelitas de ocupação atingiram a tiro a jornalista palestiniana Ghufran Warasneh, no seu primeiro dia de trabalho no campo de refugiados Al-Arroub, a norte de Hebron, na Cisjordânia ocupada. Testemunhas oculares dizem que Warasneh foi alvejada a cerca de dois metros de distância de um soldado israelita. Oficiais israelitas afirmam, sem fornecer qualquer prova, que Warasneh se aproximou deles com uma faca antes de ser alvejada. The Cradle. As forças de ocupação israelitas deixaram a jornalista morrer sem ser assitida. O seu cortejo funeral foi alvo de provocações e agressões. MEM.
  • O Supremo Tribunal israelita decidiu que a região palestiniana de Masafer Yatta, localizada nas colinas meridionais de Hebron, será totalmente apropriada pelos militares israelitas e que uma população de mais de 1.000 palestinianos será expulsa. Quando os palestinianos afirmam que a Nakba, ou Catástrofe, que levou à limpeza étnica da Palestina em 1948 e ao estabelecimento do Estado de Israel nas suas ruínas - é um projeto contínuo e inacabado, eles significam exactamente isso. A limpeza étnica dos palestinianos de Jerusalém Oriental e o tormento interminável dos beduínos palestinianos no Naqab e, agora em Masafer Yatta, são todos testemunhos desta realidade. Ramzy Baroud, Dissident Voice.
  • Os deputados do Partido Verde no parlamento escocês abandonaram a câmara enquanto se felicitava Sua Majestade a Rainha pelo seu Jubileu de Platina. Chris McCall, The Daily Record.
  • Enquanto a rainha celebra o seu Jubileu de Platina, enfrenta apelos para devolver um cavalo que recebeu recentemente do regime repressivo do AzerbaijãoPHIL MILLER, Declassified UK. O presidente de França, Macron, também lhe ofereceu um cavalo. Mas este é dos bons, é dos amigos. Fontes. Declassified UK e Paris Match.
  • 350 portugueses “apanhados” no paraíso fiscal do Duba, detendo 819 imóveis no território, revela o Observatório Fiscal da União Europeia. Tax Observatory, p 44.
  • Grande empresários publicaram anúncios pagos na imprensa [colombiana] ameaçando diretamente os seus empregados com despedimento se votassem a favor da esquerda. Olga L. González , CTXT.
  • Pelo segundo dia consecutivo, Lula critica ajuda financeira dos EUA à Ucrânia. Anteontem criticou diretamente o presidente dos EUA: “Nunca fez um discurso para dar 1 dólar para quem está morrendo de fome em África”. Fonte.
  • Em abril de 2021, o New York Times informou que o acordo da União Europeia com a Pfizer sobre a vacina Covid-19 tinha sido negociado através de uma série de mensagens de texto e telefonemas entre a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o diretor executivo da empresa. "Essa diplomacia pessoal desempenhou um grande papel no acordo", disse o jornal. Este acordo sobre um assunto de grande visibilidade levantou dúvidas e suscitou apelos para que as mensagens fossem tornadas públicas. A comissão recusou, dizendo que não mantinha registos. A pedido do Provedor de Justiça Europeu, Emily O'Reilly, o executivo supranacional da Europa está a rever as suas políticas sobre o material que opta por reter, enquanto eurodeputados estão a processar a Comissão, exigindo-lhe a divulgação dos contratos de vacinas. Social Europe.

Sem comentários: