quinta-feira, 28 de abril de 2022

Califórnia: regas no exterior só uma vez por semana

  • Três membros do Insulate Britain perturbaram o julgamento num tribunal, colando as suas mãos ao mobiliário do tribunal e prestando homenagem ao ativista ambiental que morreu após se ter imolado junto do Supremo Tribunal dos EUA. Damien Gayle, The Guardian.
  • A Rússia vai cortar o fornecimento de gás à Polónia e à Bulgária por causa da sua recusa em pagar por ele em rublos. George Grylls, The Times.
  • Os investidores da Wells Fargo, Bank of America e Citi recusaram-se a apoiar resoluções que exigiam políticas mais rigorosas de financiamento de combustíveis fósseis nos principais bancos dos EUA, num golpe para os ambientalistas que esperam aplicar mais pressão aos investidores sobre questões climáticas. As propostas convidavam os bancos a alinharem as suas políticas de financiamento de combustíveis fósseis com metas líquidas zero até 2050 e a assegurarem que o financiamento não conduzisse a novos abastecimentos de combustíveis fósseis. Contudo, apenas cerca de 11% dos acionistas do Wells Fargo e do Bank of America, e menos de 13% do Citi, apoiaram as resoluções, apesar de os bancos se terem inscrito na Aliança Bancária Net-Zero, comprometendo-se a descarbonizar as suas carteiras até meados do século. Aime Williams and Camilla Hodgson, Financial Times.
  • A seca é tão grave no sul da Califórnia que as autoridades de Na Califórnia, a seca é tão grave que as autoridades de Los Angeles, Ventura e San Bernardino só permitem a rega de exteriors uma vez por semana. Gabrielle Canon, The Guardian.
  • A expansão da geração elétrica solar no Brasil garantiu, com 5,7 GW), a 4ª posição no ranking global de aumento de capacidade fotovoltaica em 2021, atrás da Índia (+10,3 GW), dos EUA (+19,9 GW) e da China (+52,9 GW). ClimaInfo.
  • Um novo estudo mostra que a degradação dos mangais na Indonésia representou cerca de 10% das emissões florestais entre 2009 e 2019, apesar de constituir apenas 2,6% do total da área florestal do país. Os investigadores utilizam imagens de satélite e medições do carbono armazenado pelos mangais em todo o país para calcular as emissões associadas à desflorestação ou degradação dos mangais. Concluem que travar a destruição dos mangais poderia atingir 8% do objetivo de redução das emissões para o setor florestal estabelecido nos compromissos climáticos da Indonésia. Global Change Biology.

Sem comentários: