- "O 1% mais rico representará 16% do total de emissões até 2030, enquanto os 50% mais pobres libertarão uma tonelada de CO2 por ano", conclui um estudo da Oxfam. Pronto: já sabemos a quem exigir responsabilidades e quem asterá que pagar.
- Já há sinais visíveis de desentendimentos ou más interpretações na Cimeira Climática de Glasgow. A Indonésia já veio dizer que que a cimeira interpretou mal os seus compromissos. O vice-ministro dos negócios estrangeiros indonésio disse que o seu país apenas concordou em manter a sua cobertura florestal estável durante o período - o que significa que as árvores ainda podem ser cortadas e substituídas. Além disso, a Indonésia sublinha que considerará acelerar a eliminação progressiva do carvão até aos anos 2040 se houver financiamento internacional adicional para o fazer.
- Do lóbi dos combustíveis fósseis ao comércio ilegal de pau-rosa, o Atlas Clima e Corrupção da Transparency International documenta casos de corrupção no financiamento e projetos climáticos. Estas histórias sublinham a importância de proteger estes fluxos multi-bilionários de dinheiro da corrupção.
Sem comentários:
Enviar um comentário