- Ministro de Tuvalu enviou mensagem para a cimeira do Clima, com água pelos joelhos para destacar a crise climática. The Guardian.
- A legitimidade da cimeira do Clima está a ser posta em causa pelos participantes da sociedade civil que afirmam que as restrições ao acesso às negociações são sem precedentes e injustas. Observadores representando centenas de organizações ambientais, académicas, de justiça climática, indígenas e de direitos das mulheres advertem que a sua exclusão das zonas de negociação e a sua intervenção junto dos negociadores pode ter consequências terríveis para milhões de pessoas. Nina Lakhani, The Guardian.
O número de delegados à COP26 ligados às indústrias fósseis ultrapassa o das delegações nacionais. USA não aparece – porque será.
- É uma vergonha como as empresas de combustíveis fósseis e de energia nuclear inundam a cimeira do Clima com 1.000 lobistas. Pessoal da Shell, Equinor, Chevron, Total e Gazprom participaram na COP26, bem como grupos céticos sobre o clima que enviaram 11 representantes. Para não falar de representantes da McDonald’s, Walmart, Bayer, HSBC, PepsiCo, Nestlé, Microsoft, de tabaqueiras e produtores de pesticidas. Rob Edwards e Patrick Hill, The Mirror.
Diferenças entre as emissões dos ricos e dos pobres evidenciam as desigualdades
- Para que seja alcançada justiça climática, o Reino Unido precisa de pagar pelos danos que o Império Britânico causou. Carla Denyer, i.
- Aos 5 minutos, Al Gore descreve a sua coligação ClimateTRACE como um sistema de vigilância global que visa os maus da fita em termos de emissões de carbono. Trata-se de uma parceria com EricSchmidt, que, segundo Max Blumenthal, está a ajudar o Pentágono na sua estratégia de Terceira Compensação para competir com a Rússia e a China na tecnologia de Inteligência Artificial.
- Jardins do Éden: as florestas da igreja da Etiópia - um ensaio fotográfico. Kieran Dodds, TheGuardian.
- A resistência aos planos da Lithium America de explorer uma mína de lítio em Thacker Pass, Nevada, mostra que a energia "limpa" poderá enfrentar os mesmos desafios que os combustíveis fósseis. Cayte Bosler, ICN.
Sem comentários:
Enviar um comentário