quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Suécia: fachada solar para 300 postos de carregamento de veículos elétricos

  • As praias portuguesas registaram em 2021 um decréscimo de qualidade em relação a 2020, conclui a Zero, baseada em resultados oficiais do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos. 20 praias já estiveram interditas e 45 com banho desaconselhado ou proibido.
  • Movimento quer recuperar o rio Ave. Grupo de amigos praticantes de BTT fundou movimento Viver o Ave e  pede ecovia que una todos os municípios na tarefa de reabilitar o património das margens do rio. Ana Correia Costa, JN 16ago2021.
  • A águia que protege os Jerónimos das gaivotas. Chama-se Belém, tem cumprido com sucesso a sua missão de afastar as gaivotas do claustro e dos telhados do Mosteiro dos Jerónimos. A visita é agora mais agradável, sem medo de ataques ou dejetos vindos do ar, e o monumento mantém-se mais bem preservado. Sofia Fonseca, DN 16ago2021.
  • Cadáveres de centenas de peixes e outras espécies marinhas estão a acumular-se novamente nas praias murcianas de Los Nietos, La Manga e Islas Menores, num episódio que faz lembrar a catástrofe ambiental vivida em 2019. As autoridades locais sugerem a ocorrência de altas temperaturas para a causa do problema. Os ambientalistas dizem que o défice de oxigénio deverá ser tido em conta. Sergio Aires Machado, El Salto.
  • A Soltech Energy instalou uma fachada solar de 646 kW na parede de uma garagem na Suécia que alberga 300 postos de carregamento de carros elétricos. Emiliano Bellini, PV Magazine.
  • O governo do Sri Lanka quer que 70% da electricidade da ilha venha de fontes renováveis até 2030 e está a promover empréstimos a juros baixos para a instalação de telhados solares.  A única central a carvão, construída com apoio chinês em 2006, satisfaz cerca de um terço da procura de eletricidade. Os planos para uma segunda central a carvão, a ser financiada pela Índia, foram abandonados em 2016, após os ambientalistas terem interposto uma ação judicial. O governo encoraja agora os cingaleses a instalar energia solar em telhados, oferecendo empréstimos com uma taxa máxima de juros de 4%. Este programa é financiado por um empréstimo de 50 milhões de dólares do Banco Asiático de Desenvolvimento. Joe Lo, CCN.

Sem comentários: