terça-feira, 17 de agosto de 2021

Figueira da Foz: bypass poderá resolver carência de sedimentos a sul da foz do Mondego

  • A Figueira da Foz tem um problema de sedimentos: acumulam-se em frente à cidade, a norte da foz do rio Mondego, e estão em falta nas praias imediatamente a sul, numa zona em que a erosão costeira ameaça populações e equipamentos. A solução passa por instalar um sistema fixo que transponha as areias do norte para sul, conclui um estudo encomendado pela Agência Portuguesa do Ambiente. Um estudo sublinha que entre 2010 e 2019, a praia do quinto molhe da Cova Gala registou um recuo de 3,5 metros por ano da linha de costa, o que provocou a quase total destruição do cordão dunar frontal, embora as operações pontuais de imersão de dragados nas zonas fronteiras tenham, em parte, sustido esse efeito. A solução passa, pois, pela construção de um bypass — um sistema de tubagens que passa por debaixo do rio e transporta as areias de norte para sul — com duas saídas no molhe-Sul. Ainda assim, esta solução teria os seus impactos: haveria perda da área útil de praia a norte devido à necessidade de reservar um perímetro para recolher areias e instalar equipamentos e maquinaria. A Malcperl Engineering, uma empresa australiana experiente nesta tecnologia na Gold Coast, foi consultada. Camilo Soldado, Público 12ago2021.
  • Uma fuga na rede de saneamento doméstico na praia da Costa Nova lançou durante mais de quatro horas esgoto e dejetos de cheiro pestilento nas águas da Ria de Aveiro junto ao Cais da Mota. NA.
  • Portugal produz menos energia solar do que Inglaterra, abaixo de dois gigawatts, disse o ministro do Ambiente, reafirmando o compromisso do Governo de atingir nove gigawatts em 2030. «Mas tem de haver produção a partir de parques solares. Se imaginarmos que desses nove gigawatts, sete gigawatts são em parques solares - e se fossem todos no Alentejo, que não são, existem no país todo - isso significava ocupar 0,1% do solo do Alentejo», argumentou Matos Fernandes. «Aqueles que falam em atapetar o país com painéis solares, não estão a atapetar, estão a apatetar, estão a falar de uma coisa que não tem qualquer sentido», declarou. CM.
  • A Iberdrola, a segunda maior produtora de energia do país, drenou as barragens nas províncias de Zamora e Cáceres durante algumas semanas para produzir energia hidroeléctrica barata enquanto o preço para os consumidores subia significativamente. O governo espanhol lançou um inquérito. Stephen Burgen, The Guardian.

  • «Papakolea Beach, na Grande Ilha do Havai, é a mais espectacular das raríssimas praias de areias verdes conhecidas no mundo. Esta cor é devida à abundância relativa de olivina (nome derivado de oliva, a azeitona), um silicato de magnésio essencial nas rochas do manto terrestre e comum em rochas vulcânicas, como é o caso dos piroclastos do cone vulcânico, com 49 mil anos, ali exposto à erosão das vagas.» António Galopim de Carvalho.

Sem comentários: