quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Oliveira de Azeméis: ETAR de Ossela não cumpre normas de descarga, e autarquia não revela resultados de análises à água do Caima

  • A ETAR de Ossela não cumpre com as normas de descarga, encontrando-se a empresa concessionária e a entidade responsável pela ETAR em incumprimento para com o estabelecido na legislação aplicável, denunciou a Quercua Aveiro em agosto de 2020, após estudos e análises exaustivas levadas a cabo no rio Caima. Na sequência desta denúncia, a Associação de Municípios de Terras de Santa Maria anunciou ter realizado, também em Agosto, 51 inspeções a várias unidades industriais na sequência das descargas poluentes provenientes da ETAR de Ossela, mas os resultados ainda não foram tornados públicos, apesar de a Quercus os ter solicitado em dezembro. Se não houver resposta e divulgação dos dados solicitados, a Quercus irá avançar com queixas junto das entidades competentes. Azemeisnet.
  • A MUSAMI adjudicou a incineradora de São Miguel por 57,9 milhões de euros à Termomecânica Ecologia,  a mesma empresa que construiu a central na ilha Terceira. A Tecnovia poderá recorrer da decisão para o Tribunal Administrativo e Fiscal de Ponta Delgada, interpondo uma Providência Cautelar A Tecnovia verificou que no processo da Termomecânica faltava o alvará de construção, pelo que notificou a comissão de análise que o concorrente deveria ser excluído, o que não aconteceu. Correio dos Açores.
  • «Quanto menos energia a Europa importar da Rússia, maior será a autonomia estratégica da Europa e isso consegue-se com o desenvolvimento das relações com os EUA no domínio da energia, sobretudo quando Biden diz que vai liderar a transição energética no seu país, tornando a produção energética norte-americana menos dependente de hidrocarbonetos e mais ligada aos gases verdes e outras energias renováveis» (sic). Augusto Santos Silva, ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros em audição parlamentar, a propósito da 44.ª reunião da Comissão Bilateral Permanente entre Portugal e os Estados Unidos da América. Canal Parlamento (aos 54').

Sem comentários: