domingo, 7 de fevereiro de 2021

Gondomar: construção de hotel a 50 metros da margem do rio investigada

  • A Agência Portuguesa do Ambiente vai retomar o processo de avaliação ambiental do projeto do  parque de painéis fotovoltaicos na herdade da Torre Bela. O novo prazo para encerrar a consulta pública do estudo de impacto ambiental prolonga-se até 1 de março. Nuno Guedes, TSF. A contextualização deste imbróglio pode ser recordada aqui e aqui.
  • A construção de um hotel em Ribeira de Abade, Valbom, está a ser investigada. O imbróglio deve-se ao facto de o edifício estar a ser implantado a 50 metros da margem do rio e ter havido autorizações duvidosas por parte de entidades competentes. Adriana Castro, JN 5fev2021.
  • A Câmara de Marco de Canaveses defendeu em tribunal o encerramento de uma exploração pecuária em Alpendurada, contestando a providência cautelar e o recurso interpostos pela Várzea Carnes contra a decisão inicial do Município e defendendo a legalidade, a saúde e bem-estar dos residentes da urbanização de Vilacetinho. Está em curso o procedimento relativo à posse administrativa das instalações, informou a Câmara. Agroportal. Refira-se que o BE tinha questionado a autarquia por nãoencerrar aquelas instalações.
  •  O FAPAS discorda do projeto de construção de uma estrada pavimentada “Caminho das Ginjas – Paúl da Serra”, na Madeira pelos seguintes motivos, entre outros: (1) o Estudo de Impacto Ambiental é demasiado superficial na abordagem, tendo em conta que o projeto se desenvolverá em áreas classificadas como Zonas Especiais de Conservação e Zonas de Proteção Especiais pelas Diretivas Aves e Habitats e áreas de floresta Laurissilva da Madeira, classificada como Património da Unesco, assim demonstrado pouco conhecimento da realidade local, nomeadamente sobre as espécies presentes, a sua ecologia e habitats; (2) Insuficiente amostragem e caracterização da situação de referência, com apenas três dias de amostragem de campo; (3) Falta de avaliação de impactoss em espécies de invertebrados, considerados para a designação das áreas classificadas; (4) Os trabalhos de consolidação de escarpas, podem implicar graves consequências para a biodiversidade local; (5) O aumento da visitação pode vir  a ser significativo e provocar degradação dos valores naturais. Via Nuno Gomes Oliveira.

1 comentário:

OLima disse...

A construção de um hotel em Ribeira de Abade, Valbom
Atualização:
«A Câmara Municipal de Gondomar decidiu suspender “preventivamente” os trabalhos de construção de um hotel na linha marginal de Ribeira de Abade, Valbom, depois de a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte
ter reconhecido, em comunicado emitido na quinta-feira, que
“possa ter havido lugar a um erro material de análise da interferência [da obra] na área de REN” no parecer favorável emitido em 2008 e que levaram à aprovação do licenciamento do projecto.» Maria Monteiro, Público 10abr2021.