terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Indonésia: 90 toneladas de lixo plástico em praias de Bali

  • As famosas praias de Bali, Indonésia, estão cheias de lixo plástico, o que os especialistas consideram um fenómeno anual graças às monções, à má gestão de resíduos e a uma crise global de poluição marinha. 90 toneladas de lixo invadiram as praias de Kuta, Legian e Seminyak foram invadidas em dois dias. Graham Readfearn, The Guardian.
  • O governo federal do Paquistão planeia construir cidades modernas nas ilhas de Bundal e Dingi, o que poderia aliviar a pressão urbanística sobre Karachi, o centro financeiro do país. Os especialistas dizem que seria uma catástrofe ecológica porque, entre outras fatores, os manguezais ao longo das ilhas desabitadas são cruciais para a proteção ambiental de Karachi. A Ilha de Bundal, no Mar da Arábia, faz parte da região do Delta do Indo, protegida pela Convenção Internacional de Ramsar sobre Zonas Húmidas e enfrenta várias ameaças - aumento da poluição do ar e da água, subida do nível do mar, exploração de recursos, caça e perda de habitat. DW.
  • Duas comunidades Ojibwe e duas organizações ambientais do Minnesota entraram com uma ação contra o oleoduto Line 3 para interromper a construção naquele estado, alegando que o Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA não considerou adequadamente os riscos de derrames de combustível  no meio ambiente. Se o oleoduto se romper, um derrame pode ser difícil de conter, pois o petróleo pesado das areias betuminosas de Alberta sumir-se-á na água. Elena Bruess, Cycle of Blue.
  • O Instituto de Pesquisa de Políticas Públicas (IPPR) afirma que «os direitos dos trabalhadores do Reino Unido e do clima e outras proteções ambientais estão em sério risco de serem corroídos no âmbito do acordo comercial Brexit». O IPPR acrescenta: «As proteções que oferece sobre a legislação laboral e ambiental também são surpreendentemente fracas e parecem deixar espaço considerável para o governo do Reino Unido enfraquecer as proteções provenientes da UE. Isso deixa as proteções dos trabalhadores, do clima e do meio ambiente em sério risco de erosão». Julia Kollewe, The Guardian.

Sem comentários: