terça-feira, 10 de novembro de 2020

Polis Litoral Ria de Aveiro adjudica obras na Pateira de Fermentelos e na barrinha de Esmoriz

Acesso à Lagoa de Paramos/Barrinha de Esmoriz – Google maps 2019

  • A Polis Litoral Ria de Aveiro adjudicou obras na Pateira de Fermentelos e na barrinha de Esmoriz no valor global de 777 mil euros. A empreitada da Pateira de Fermentelos, adjudicada à Calaveiras - Unipessoal Lda., envolve a criação de percursos pedonais e cicláveis, tem um custo de 628.842 euros e deverá ser concluída em cinco meses. A empreitada da barrinha de Esmoriz, adjudicada à Carmo Estruturas em Madeira, S.A., custará 147.799 euros, deverá ser executada em dois meses, abrangendo a melhoria dos acessos de entrada aos passadiços que liga Espinho a Ovar, a criação de pontos de estacionamento ordenado nessas zonas, a implementação de áreas de estadia e descanso ao longo do percurso, e o reforço do seu mobiliário urbano. O projeto inclui ainda o arranjo da entrada pelo lado de Espinho, junto ao Aeroclube da Costa Verde, para melhorar as condições de acesso viário e dotar o espaço público de circulação pedonal. Lusa/Notícias de Aveiro.
  • O cargueiro Southwester naufragou a cerca de 31 Km de Espinho, durante a operação de reboque para o porto de Leixões, após ter estado em risco de naufrágio ao largo da Figueira da Foz. O Southwester, com pavilhão de Vanuatu e tripulação de 14 pessoas, dirigia-se dde Nantes para Sevilha. Lusa.
  • Entrou em vigor o Plano Municipal de Defesa da FlorestaContra Incêndios de Oliveira do Bairro, para o período 2020-2029. As principais alterações que o novo plano apresenta passam pela alteração do mapa de perigosidade de incêndio rural e das regras de edificação, com implicações ao nível da edificação em espaço rural, e pela redefinição das faixas de gestão de combustível de proteção aos aglomerados populacionais e à rede viária florestal.
  • Cerca de 1.000 árvores caducas das espécies de bordo, freixo, plátano e tília serão plantadas nos pátios de 26 escolas de Sofia. A iniciativa inclui escolas de todas as regiões da capital búlgara, cujos recreios permitem a criação de cinturões verdes de árvores. As escolas foram selecionadas após verificação da vegetação disponível nos seus recreios. Monika Dimitrova, The Mayor.
  • 76 ONGs pediram à Comissão Europeia que suspenda a exportação de pesticidas proibidos e a proíba   importação de produtos cultivados com eles. Esta iniciativa surge depois de uma investigação publicada pela Public Eye Suisse revelando pela primeira vez a enorme escala das exportações de pesticidas proibidas da Europa para países pobres. Fontes: SlowFood e Unearthed.

  • A GreenVoice, é uma plataforma que pretende dar aos cidadãos os meios para se organizarem concreta, coletiva e localmente por um mundo mais justo e uma sociedade mais respeitadora da natureza. A GreenVoice oferece várias ferramentas de campanha, bem como suporte personalizado para determinados grupos para os apoiar na sua luta. Complementando a plataforma GreenVoice, a Greenpeace lançou também a rede social WeGreen, que liga todos os que atuam em prol da ecologia para compartilhar recursos, debater, criar projetos e eventos por tema. Estas duas plataformas estão abertas a associações e organizações que desejam lançar campanhas e mobilizar-se em torno de questões ambientais. Eles respeitam os dados que não são vendidos, nem trocados ou processados ​​por fluxos seguros.
  • A Bulgária e os EUA assinaram em 23 de outubro um Memorando de Entendimento sobre cooperação nuclear civil. O primeiro-ministro búlgaro, Boyko Borissov, sublinhou que a energia nuclear é uma das energias "mais verdes e mais limpas" e é por isso que o país quer usar "tecnologias mais seguras de última geração" e diversificar o combustível nuclear. WNN.

Sem comentários: