quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Espinho: limpeza das margens da ribeira de Silvalde não elimina mau cheiro na sua foz

A ribeira de Silvalde, em Espinho foi alvo de operação de limpeza entre a sua foz e a linha de comboio. Tudo a cargo da Junta de Freguesia local, informa Mário Jorge Abreu.

Pena que haja efluentes mal cheirosos que chegam à sua foz através da rede de pluviais, por alegada avaria de uma estação elevatória situada na rua 45 que, segundo vizinhos contatados pelo mesmo ambientalista, poderia ser consertada por 2 mil euros.

Video clip de MJAbreu

1 comentário:

OLima disse...

«A Junta de Freguesia avançou para a limpeza do leito e margens da Ribeira de Silvalde, removendo seletivamente a vegetação existente e os resíduos sólidos urbanos (lixo, plástico, embalagens, roupa, redes, etc) que contaminam e poluem aquela linha de água e todo o espaço verde envolvente.
Apesar de ser uma competência legal da Câmara Municipal de Espinho, perante a ausência de resposta da autarquia aos nossos pedidos de colaboração e comparticipação nesta intervenção, a Junta de Freguesia decidiu avançar e suportar integralmente este investimento, assumindo a limpeza urbana e a preservação ambiental como fundamentais.
Com esta intervenção, a linha de água fica desobstruída na parte a jusante da linha de comboio, sendo necessário que, a montante, a Câmara Municipal assuma aquilo que são as suas competências e responsabilidades legais, tanto mais quando a Ribeira de Silvalde atravessa terrenos que são propriedade da própria autarquia.
Lamentamos a ausência de colaboração da Câmara Municipal de Espinho nesta matéria e uma recorrente desconsideração para com a freguesia de Silvalde e com os Silvaldenses, que merecem por parte da autarquia mais atenção e investimento.» José Teixeira, presidente da JF de Silvalde 14out2020. https://www.facebook.com/jose.teixeira.790256/posts/4078449095504698