quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Tratado UE-Mercosul não garante cumprimento do acordo climático de Paris

  • O Município Metropolitano de Istambul arrancou os jardins verticais anexos às muralhas da cidade e fê-los substituir por grafitos, alegando serem mais baratos. A medida mereceu os protestos veementes de personalidades como Mehmet Emin Birpınar, secretário do Ambiente e Urbanismo, e Hilmi Türkmen, presidente da Câmara de Üsküdar. Anadolu Agency/Hurriyet Daily News.
  • Uma fuga de informação sobre a negociação do tratado UE-Mercosul, publicada pela Greenpeace Alemanha, não prevê garantias de cumprimento do acordo climático de Paris, deixando a porta aberta para mais desmatamento na Amazónia, alertam os ativistas. Frédéric Simon, EurActiv.
  • A exposição a certos pesticidas desreguladores endócrinos aumenta o risco de os homens, e especialmente hispânicos, de contrair cancro testicular, sugere investigação do Programa Médico Conjunto da Universidade da Califórnia em Berkeley-UCSF, coordenado por Scott Swartz. Beyong Pesticides.
  • Ativistas e políticos indianos no estado de Goa, sudoeste da Índia, conhecido mundialmente pela sua costa intocada e florestas densas, opõem-se a um plano do governo de Narendra Modi de transformar Goa num centro de transporte de carvão. Moradores e ativistas protestaram contra três projetos de infraestruturas - a expansão de uma rodovia, ferrovia e uma rede de transmissão de energia, alegando que eles cortam áreas ecologicamente sensíveis. Segundo a Ekvott, uma plataforma de cerca de duas dezenas de grupos de direitos humanos, esses projetos vão destruir as aldeias e deslocalizar as comunidades locais. Sudarshan Varadhan, Reuters.

Sem comentários: