quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Reflexão - A farsa de casas mais verdes no Reino Unido

 

A farsa de casas mais verdes: o recente plano do governo britânico de conceder subsídios para melhorias ecológicas em casas provoca confusão e caos. 

O programa Green Homes Grant oferece aos proprietários de imóveis na Inglaterra vouchers de até £ 5.000 - ou até £ 10.000 se tiver rendimentos baixos - para tornar a casa mais eficiente em termos energéticos. Os vouchers cobrem dois terços do custo do trabalho, ou 100% se você ou alguém em sua casa receber certos benefícios. 

Depois de verificar o que deseja, terá de arranjar 3 orçamentos para os trabalhos, de empresas que se registaram para o efeito. Só depois é que solicita o subsídio, citando o orçamento escolhido e o número da respetiva licença. Os subsídios são válidos por três meses a partir da data de emissão ou até o vencimento do plano de 31 de março de 2021 - o que ocorrer primeiro. 

Muitos proprietários descobriram que o esquema não é tão simples como parece. Há de tudo um pouco: desde a inexistência de empresas para o trabalho desejado, à enorme distância do local da empresa pretendida, passando por empresas indisponíveis por falta de pessoal até empresas com sede em salões de cabeleireiro ou de empresas que, não estando registadas oficialmente, se disponibilizam a fazer o trabalho mais barato e por baixo do tapete. Especialistas pensam que este esquema está a ser capturado por grandes empresas nacionais que irão subcontratar pessoal não especializado. 

Amelia Murray, DailyMail.

Sem comentários: