Vizela: Câmara avança com queixa-crime contra a Águas do Norte
- Em 2019, os portugueses registaram uma subida nos seus rendimentos e isso significou mais consumo e mais desperdício. O aumento da reciclagem foi inexpressivo, tendo 57,6% dos nossos resíduos urbanos sido descartados em aterros. Abel Coentrão, Público 4ago2020.
- A Câmara de Vizela interpôs uma queixa-crime contra a Águas do Norte, responsabilizando-a pelo mau funcionamento da ETAR de Serzedo, Guimarães. Amostras recolhidas pela autarquia após mais uma descarga daquela ETAR, revelam que a poluição supera o aceitável - número de bactérias Escherichia coli era de 24 mil por cem mililitros, quando o valor máximo estipulado é de 900. Tiago Mendes Dias, Público 4ago2020. A Águas do Norte garante não ter havido qualquer anomalia, que o equipamento que gere é do melhor que há e que apenas o reduzido caudal do rio impede uma diluição ildeal. Já em novembro de 2018, perante situação idêntica, a autarquia anunciara avançar com uma queixa-crime contra aquela empresa.
- A ZERO considera que a legislação referente à Estratégia Nacional dos Recursos Geológicos não acautela o ambiente e a sustentabilidade. Tudo porque a nova legislação permite explorações mineiras mesmo com pareceres ambientais negativos. Os ambientalistas acusam o governo de controlo político sobre os municípios porque as concessionárias serão obrigadas a financiar projetos das autarquias afetadas.
- A refinaria alemã de Heide vai construir uma central de 30 MW a hidrogénio por eletrólise em parceria com a francesa EDF e a dinamarquesa Orsted. Reuters.
Sem comentários:
Enviar um comentário