- «A autarquia de Vila Real prepara-se para construir na cidade uma nova ponte sobre o rio Corgo, destinada a trânsito pedonal, num investimento de sete milhões de euros. Está-se a promover uma obra absurdamente cara, desnecessária, e cujo retorno será fraquíssimo», escreve Daniel Conde. Tudo porque a cidade já tem 5 travessias rodoviárias e uma dezena de pontes pedonais, 5 das quais só no Parque Corgo, a maior parte delas integradas num extenso percurso pedonal. E acrescenta: «Depois vem a localização da mesma, naquele que é o troço mais cénico do Corgo na cidade, para ligar dois miradouros que permitem apreciar as suas escarpas e rápidos. Ora, o que fazia falta numa paisagem naturalmente bela, com dois miradouros? Uma ponte de betão com um vão de 300 metros.»
- A Pateira foi vítima de mais uma descarga poluente, desta vez em Espinhel. «Os crimes sucedem-se, sem qualquer consequência. Até ao momento, não se sabe quais as entidades fiscalizadoras que realizaram ações inspetivas, quantas ações realizaram, se efetuaram a recolha de amostras e os resultados dos autos de contraordenação» afirma a Quercus Aveiro. «Já que as autoridades não fazem o seu trabalho, apelamos a todos os cidadãos que visitem diariamente a Pateira de Fermentelos para verificar o seu estado e denunciar os crimes ambientais.»
« (…) Não referir os custos reais da mineração de lítio e outros minerais para as populações, os cursos de água, os terrenos agrícolas, a qualidade do ar ou os animais, não tranquiliza. Promover a ilusão de uma mineração sem custos para o ambiente não tranquiliza. Não dizer claramente que a mineração de lítio em pedreiras a céu aberto envolve um gasto elevadíssimo de água, com a criação de lavarias e escombreiras que representam um perigo de poluição grave para os cursos de água e terrenos aráveis durante muitas, muitas décadas, não tranquiliza.(…)» Rosa Maria Martelo, Lítio, letargia e questões urgentíssimas – Público 13ago2020.
O aumento das vendas de carros grandes e de SUVs, glutões de combustíveis fósseis, está a colocar as metas climáticas vitais fora do alcance desejado e a causar muito mais mortes por poluição. A sua popularidade crescente está a ser alimentada por fabricantes que lucram mais com eles do que com modelos mais pequenos. Por isso, há que proibir a publicidade aos SUVs altamente poluidores. Paul Brown, Climate News Network.
- O muro mandado construir porTrump está a prejudicar o habitat crítico de oito espécies ameaçadas de extinção no Refúgio Nacional de Vida Selvagem de San Bernardino, no Arizona, problema que é agudizado pelo desvio de água. Tudo possível graças à revogação de leis ambientais que protegiam a região. Yessenia Funes, Earther.
Sem comentários:
Enviar um comentário