A Câmara Municipal de Arganil subscreveu o projeto «Floresta da Serra do Açor», financiado em cerca de 5 milhões de euros pelo Grupo Jerónimo Martins.
Contando com o apoio da Escola Superior Agrária de Coimbra, o projeto vai ser desenvolvido durante 40 anos, visando a recuperação e revitalização de cerca de 2.500 hectares (25 km2) de terrenos baldios, fustigados pelas chamas em outubro de 2017.
Para a concretização do projeto foi criada a F.S.A. – Floresta da Serra do Açor, associação privada sem fins lucrativos, composta pelas associações de compartes de Luadas, Teixeira, Lomba, Aveleira, Nogueira, Vinhó, Cepos e Casal Novo, Porto Castanheiro, Salgueiro, Alqueve, Bocado e Celavisa.
As plantações deverão estar concentradas nos primeiros cinco anos do projeto, devendo cerca de 85% dos povoamentos ser mistos, constituídos essencialmente por pinheiro bravo, castanheiro, medronheiro, carvalho e sobreiro. Paralelamente, visa-se a exploração de valiosos e importantes produtos, como o medronho, a cortiça, o mel e os cogumelos silvestres.
Sem comentários:
Enviar um comentário