quarta-feira, 15 de julho de 2020

  • Noor Ouarzazate, Marrocos: a maior central de energia solar concentrada do mundo. Do tamanhp de 3500 campos de futebol, fornece eletricidade a um milhão de casas.
  • O investimento global em energia eólica offshore mais do que quadruplicou na primeira metade de 2020, apesar da pandemia de coronavírus. Os investidores aprovaram 28 novos parques eólicos offshore no valor total de US $ 35 mil milhões este ano, quatro vezes mais que no primeiro semestre de 2019 e muito acima do total do ano passado como um todo, de acordo com um relatório da Bloomberg NEF, diz o The Guardian.
  • Ocorreu uma fuga de pelo menos 45 toneladas de combustível de aviação a partir de um oleoduto da Nornickel na tundra de Taymyr, perto de Bolshaya Kheta, Rússia. O acidente aconteceu poucas semanas depois de outra subsidiária da Nornickel, a Norilsk-Taymyr Energy Company, ter sido responsável por outra fuga de mais de 20.000 toneladas de óleo diesel na região. The Barrents Observer.
  • A mina de linhite a céu aberto de Turów, no sudoeste da Polónia, drena recursos hídricos de dois países e está a deixar 13 mil pessoas de localidades vizinhas com sérios problemas de acesso à água. A estatal polaca PGE pretende expandir a mina e prolongar a licença até 2044. Se o projeto se concretizar, 30.000 pessoas na região checa de Liberec correm o risco de ficar sem água potável, uma flagrante violação de leis quer polacas quer da União Europeia, nomeadamente a Diretiva-Quadro Água. EEB.
  • O relatório Como a indústria mineira está a lucrar com a pandemia Covid-19 fornece casos detalhados para exemplificar quatro tendências: (1) As empresas de mineração estão a ignorar as ameaças reais da pandemia e continuam a operar usando todos os meios disponíveis; (2) Os governos estão a tomar medidas extraordinárias para eliminar protestos legítimos e promover o setor da mineração; (3) As empresas de mineração estão a usar a pandemia como uma oportunidade para esconder os seus registos sujos e apresentarem-se como salvadoras; (4) Empresas de mineração e governos estão a usar a crise para garantir mudanças regulatórias que favoreçam o setor às custas das pessoas e do planeta. Mining Watch.

Sem comentários: