Cerca de 100 projetos de hidrogénio em larga escala estão a ser preparados mundialmente, principalmente na Europa, na região Ásia-Pacífico e na Austrália.
A Air Products fez uma parceria com a empresa de energia saudita ACWA Power e a agência de desenvolvimento saudita Neom para construir no noroeste da Arábia Saudita a maior instalação de hidrogénio verde do mundo - hidrogénio produzido pela eletrólise de água com energia renovável.
Os parceiros vão usar eletrolisadores de água alcalina produzidos pela alemã Thyssenkrupp para converter água em oxigénio e cerca de 650 toneladas métricas por dia de hidrogénio. Vão construir 4 GW de instalações de energia solar e eólica - o maior projeto de energia renovável do mundo - para alimentar os eletrolisadores.
Este projeto, que deve começar em 2025, custará US $ 5 mil milhões. A infraestrutura para distribuir hidrogénio para mover autocarros e camiões com células de combustível custará US $ 2 mil milhões. Para transportar o hidrogénio, os parceiros vão convertê-lo em amónia, que é mais fácil e segura de transportar. Para produzir a amónia, a Air Products extrairá o nitrogénio do ar e depois combiná-lo-á com o hidrogénio num processo fornecido pela Haldor Topsoe. A fábrica terá capacidade para produzir 1,2 milhão de toneladas por ano de amónia. Uma tonelada de amónia contém 177 kg de hidrogénio.
Uma vez no mercado, a amónia será convertida novamente em hidrogénio e nitrogénio. “Isso é viável? Ninguém realmente sabe”, diz Ben Gallagher, analista sênior da consultoria Wood Mackenzie.
Entretanto, um grupo de empresas anunciou planos para uma grande instalação no Reino Unido para produzir hidrogénio azul - hidrogénio feito a partir de gás natural, mas com a separação e armazenamento de CO2 como subproduto.
Liderado pela empresa norueguesa de petróleo e gás Equinor, este projeto deve começar a ser construído em 2026 no Saltend Chemicals Park, perto de Hull, Inglaterra. O hidrogénio será fornecido às empresas químicas no local e misturado com gás natural a uma concentração de 30% para alimentar uma central no parque.
O projeto vai incluir o maior reformador térmico automático do mundo, uma variação do reformador de metano a vapor. "Pretendemos transformar o maior cluster industrial do Reino Unido no mais verde", afirma Al Cook, gerente da Equinor no Reino Unido.
C&en.
Sem comentários:
Enviar um comentário